Qual é o lugar das mulheres na ciência brasileira?

O programa Conexão, do Canal Futura, contou com a participação de Vanderlan Bolzani, vice-presidente da SBPC, Denise Pires Carvalho, reitora da UFRJ, e Leonardo Serikawa, coordenador de cooperação técnica OEIA

O lugar das mulheres na ciência brasileira foi o tema do programa “Conexão”, do Canal Futura, exibido nessa terça-feira, 17 de junho. O programa contou com a participação de Vanderlan Bolzani, vice-presidente SBPC, Denise Pires Carvalho, reitora UFRJ, e Leonardo Serikawa, coordenador de cooperação técnica Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Segundo dados citados no “Conexão”, um levantamento da OEI mostrou que o Brasil é o país com maior porcentagem de artigos científicos assinados por mulheres. Mas a ascensão profissional delas não é equitativa quando comparada à dos homens.

No mesmo dia, a SBPC lançou o vídeo “Meninas na Ciência”, o segundo da série #SomosTodosCiencia. Gravado com participantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) deste ano, jovens estudantes do Ensino Médio contam no vídeo como veem esse fantástico mundo da ciência, suas expectativas para se tornarem cientistas e deixam bem claro que a ciência é para todos. O projeto é divulgado na TV SBPC, no YouTube.  O vídeo está disponível no canal do YouTube da SBPC e pode ser compartilhado por todos.

Assista ao programa na íntegra: Conexão/Canal Futura

Jornal da Ciência