Qualquer projeto de Brasil passa, essencialmente, pela CT&I, afirma presidente da SBPC

Em entrevista ao jornalista Luiz Nassif, na TV GGN, ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro fala sobre a preocupante situação da ciência e da educação brasileira

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, falou sobre a situação preocupante da ciência e da educação no Brasil, durante entrevista com o Luis Nassif, na TV GGN, nessa quinta-feira (5).

Janine ressaltou as dificuldades orçamentárias do setor, e deu o exemplo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que nos últimos dez anos perdeu cerca de 50% dos funcionários. “Isso é terrível. Esse apagão das plataformas é decorrência de manutenção que não houve de 2018 para cá. Você não pode ter equipamento de qualidade e não ter manutenção”, comentou.

O presidente da SPBC também citou a falta de manutenção do supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “O Tupã é essencial para a previsão do tempo. O agronegócio precisa dele. O turismo precisa dele. A economia precisa dele. O Tupã custa R$ 5 milhões em conta de luz por ano e já estaria na hora dele ser trocado, mas ao invés disso, corre o risco de não ter dinheiro para pagar a conta de luz”, observou.

Para Janine as entidades, entre elas a SBPC, além de resistir a esse apagão da ciência e da educação, devem deixar claro para a sociedade que qualquer projeto de Brasil passa, essencialmente, pela ciência, pela tecnologia e pela inovação. “Sem isso, não existe economia moderna.”

Veja a entrevista na íntegra: TV GGN

Jornal da Ciência