“Quanto menos propício for o clima para a ciência, mais importante será defendê-la”

Agraciados com a homenagem “Amigos da Ciência”, concedida na 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande, no dia 21 de julho, o casal Branca e João Moreira Salles enviam texto de agradecimento pelo reconhecimento 

Leia a nota abaixo:

Caro professor Ildeu de Castro Moreira,

Caros membros da SBPC,

Senhoras e senhores,

Recebemos com alegria e senso de responsabilidade o título de Amigos da Ciência que a SBPC nos confere hoje. Infelizmente, compromissos profissionais nos impediram de vir a Campo Grande. Pedimos a Natasha Felizi, diretora de divulgação do Instituto Serrapilheira, que nos representasse. De maneira bastante concreta, Natasha está incluída nesta homenagem – ela e toda a equipe do Serrapilheira. Somos um grupo pequeno, e a tarefa de erguer um instituto de apoio à ciência num país pouco habituado à pesquisa recai por igual sobre cada um de nós. Os méritos são coletivos.

Temos certeza de que falamos por todos do Serrapilheira ao afirmar que nos toca muito a incansável disposição desta comunidade científica para convencer a sociedade brasileira do valor do pensamento crítico, do método experimental, das conclusões baseadas em evidências e da razão como instrumento de construção de um país.

Há momentos melhores e piores para levar adiante essa pregação, e, é claro, quanto menos propício for o clima para a ciência, mais importante será defendê-la. Essa é uma das razões pelas quais nos sentimos particularmente honrados em receber esta homenagem no encontro da SPBC de 2019. Não há ano melhor para estarmos do lado de vocês. Muito obrigado.

 

Branca e João Moreira Salles