Queiroga diz que ‘não há problema’ em divulgar nomes de técnicos da Anvisa

Presidente do Senado considera ameaças inaceitáveis; entidades científicas divulgam manifesto em defesa de agência

ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) não ver problema na divulgação de nomes de técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que autorizaram o uso da vacina da Pfizer contra Covid em crianças de 5 a 11 anos, como propôs o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não há problema em se ter publicidade dos atos da administração. Acredito que isso é até um requisito da Constituição”, disse a jornalistas em frente ao ministério, ao ser questionado se a iniciativa do mandatário não poderia acabar influenciando nas ameaças que os técnicos têm recebido.

O ministro fez questão de elogiar Bolsonaro, a quem chamou de “grande líder”, que “tem apoiado fortemente” a pasta na campanha vacinal. Para ele, a associação com as ameaças é narrativa.

A Anvisa reforçou neste domingo (19) o pedido de proteção policial para os gestores envolvidos na decisão de autorizar o uso da vacina para crianças de 5 a 11 anos —até então, só maiores de 12 anos poderiam ser imunizados.

O ministro disse que as ameaças são criminosas e devem ser resolvidas pela Polícia Federal.

“São ações de criminosos contra funcionários públicos. Eu mesmo sofro ameaça aqui. A gente está trabalhando firme para resolver problema da pandemia, mas [essas] ações devem ser resolvidas pela PF [Polícia Federal]”, afirmou.

Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.