Renato Janine Ribeiro convida todos a participarem da 74ª Reunião Anual da SBPC

Em vídeo, presidente da SBPC ressalta que o evento é oportunidade para mostrar o papel da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente e da inclusão social para a construção de um país soberano

REnato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), convida todos a participarem da 74ª Reunião Anual, que será realizada de 24 a 30 de julho. Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, o evento acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Em vídeo divulgado nesta sexta-feira, Janine Ribeiro ressalta que a 74ª Reunião Anual irá celebrar datas importantes, como o sexagésimo aniversário da UnB: “um projeto de universidade idealizada pelo grande educador Darcy Ribeiro”, conforme destacou. “Vamos celebrar os 60 anos dessa instituição universitária inovadora, que foi perseguida e destruída pelo regime militar e reconstruída graças à comunidade acadêmica”, diz.

Segundo o presidente da SBPC, a semana da RA será também um momento oportuno para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil e descobrir mais sobre esse período histórico, especialmente fatos daquele momento histórico ainda pouco conhecidos, como as revoltas nas diferentes capitanias/províncias do País.

“Vamos lembrar que essa Independência não foi apenas o Grito do Ipiranga e nem um projeto gestado basicamente no Rio de Janeiro. Foi uma proposta que se espalhou pelo Brasil todo com lutas intensas”, afirma.

Janine Ribeiro destaca ainda que a reunião será uma ótima oportunidade para discutir o que é necessário para um país para ser efetivamente independente. “Queremos mostrar também o papel da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente e da inclusão social para a construção de um país soberano.”

Veja aqui o vídeo na íntegra.

Acesse o site da 74ª Reunião Anual da SBPC e fique por dentro! https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/

SBPC