Renato Janine Ribeiro critica modelo disciplinar e falta de diálogo no MEC

Em entrevista à TV 247, o presidente da SBPC e ex-ministro da Educação destaca problemas nas escolas cívico-militares e na gestão atual do Ministério

O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, criticou o modelo disciplinar e a falta de diálogo na gestão atual do Ministério da Educação (MEC), especialmente em relação à reforma do ensino médio. Em entrevista à TV247, Ribeiro apontou que a equipe qualificada do ministério não percebeu a insatisfação dos professores e o impacto da reforma na rede pública de ensino. O ex-ministro avaliou que é fundamental ouvir os professores e promover uma abordagem mais inclusiva no processo de tomada de decisões.

Janine Ribeiro defendeu a importância de repensar as escolas cívico-militares, bem como de promover uma abordagem educacional que estimule a reflexão e a contestação. Para o ex-ministro, o principal equívoco das escolas cívico-militares é acreditar que a disciplina é a solução para os problemas na educação. Ele questiona a ideia de que uniformes, marchas e regras rígidas garantirão que os estudantes se tornem pessoas honestas e responsáveis. Segundo ele, não há comprovação de que esse modelo disciplinar seja eficaz na formação de cidadãos.

“É um erro educacional básico achar que o problema na educação é disciplina”, afirma Ribeiro. Ele argumenta que a formação educacional adequada para a mão de obra atual exige indivíduos bem informados, críticos e capazes de contestar as verdades estabelecidas. Ribeiro destaca a importância de se ter acesso à ciência e incentivar a capacidade de pensar de forma diferente.

Veja o texto na íntegra: Brasil 247