Renato Janine Ribeiro é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Presidente da SBPC é o primeiro estudioso do campo da Filosofia a integrar a entidade científica mais antiga do País

Renato Janine 2. Foto Jardel Rodrigues SBPCPresidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o filósofo Renato Janine Ribeiro foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Professor-titular de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Janine Ribeiro é o primeiro especialista da área filosófica a ocupar uma cadeira na instituição científica mais antiga do País.

“Eu me sinto muito honrado pela eleição como membro da Academia Brasileira de Ciências, em especial porque é a primeira vez que alguém da área de Filosofia, em mais de 100 anos da Academia, vai fazer parte dela. Considero, então, que não é apenas uma questão de prestígio pessoal, mas também de reconhecimento de uma área de conhecimento da mais alta importância”, pontua Janine Ribeiro.

Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, e doutorado pela própria USP, Janine Ribeiro já publicou 21 livros, organizou 4 obras coletivas e escreveu 104 capítulos de livros. Em seus estudos, costuma refletir sobre o papel da filosofia e da ética dentro da estrutura política e importância destes pensamentos como ativos em defesa da democracia e da sociedade.

Entre os meses de abril e outubro de 2015, Janine Ribeiro foi ministro da Educação. Em seu mandato, atuou diretamente em prol da transparência e do diálogo sobre o ensino público brasileiro. Foi o responsável por divulgar os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2015, que mostrou as defasagens educacionais do País e que também encabeçou uma série de debates sobre a reformulação dos métodos de ensino-aprendizagem. Também atuou diretamente com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), expandindo os acordos entre o Governo Federal e entidades privadas que possuíam notas máximas em seus cursos.

Desde 2021, Janine Ribeiro é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em seu primeiro mandato (2021-2023), o especialista encabeçou a entidade nas lutas contra o contingenciamento de recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e também trabalhou no combate à desinformação, intensificada durante o governo Bolsonaro. Agora, lidera a SBPC nos diálogos em prol da expansão do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e pela ampliação dos diálogos sobre democracia no País.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é a entidade representativa dos cientistas mais antiga do Brasil, criada em 1916. A eleição de novos membros é feita apenas por indicação de seu corpo de pesquisadores. Além de Janine Ribeiro e Jeronimo, outros 18 cientistas foram eleitos como membros titulares em 2023. Confira a lista completa de todos os novos membros no site da entidade.

Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência