Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC e Diretoria mantém maioria feminina

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais. Processo se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho, após 3 semanas de votações online

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de anunciar o resultado das eleições de 2023, e o filósofo, professor titular da USP e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi reeleito para a Presidência da instituição. Ao conduzir a entidade em um período crucial para o avanço científico no país, o presidente da SBPC conquistou a confiança dos sócios com 1.889 votos para mais um mandato de dois anos, que se estenderá de julho de 2023 a julho de 2025.

Ao lado de Janine Ribeiro, Francilene Procópio Garcia, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP, foram eleitos vice-presidentes. Garcia passa da Secretaria da entidade à Vice-Presidência, tendo recebido 1.533 votos. Com 1.238 votos, por sua vez, Artaxo será reconduzido ao cargo que ocupa desde 2021.

A participação dos sócios da SBPC foi destaque destas eleições, com um índice de envolvimento de mais de 63%, superando o processo eleitoral anterior. A votação para a renovação da Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais contou com uma ampla adesão, refletindo o interesse crescente dos sócios em contribuir para o desenvolvimento da ciência no País.

Para a Diretoria, 1.994 sócios votaram (65,38% dos 3.050 aptos a votar). Já para o Conselho, 1.899 sócios participaram (62,26% dos 3.050 aptos) e para as Secretarias Regionais, foram 1.879 sócios votantes (63,80% dos 2945 aptos a votar).

Uma conquista notável da SBPC é a manutenção da composição majoritariamente feminina de sua Diretoria. Sete mulheres cientistas foram eleitas para cargos-chave, destacando a importância da representatividade no campo científico.

Além de Francilene Procópio Garcia, Claudia Linhares Sales, professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi reeleita secretária-geral com 1.861 votos, consolidando seu papel fundamental na gestão da SBPC. As três vagas da Secretaria foram preenchidas por Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora titular da Universidade Federal do Amazonas (1.597 votos), que chega pela primeira vez ao quadro de diretores da entidade, Fernanda Sobral, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), que deixa o cargo de vice-presidente da SBPC após duas gestões (1.425 votos), e Laila Salmen Espíndola, professora da UnB (1.320 votos), que foi reeleita.

As duas vagas de Tesoureiros foram mantidas por Marimélia Porcionatto, professora e vice-diretora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1.823), e Ana Tereza de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (1.824).

A Comissão Eleitoral, presidida por Anderson Gomes, ressaltou a transparência e a segurança do novo sistema de votação utilizado nas eleições. Segundo Gomes, graças à versão do Helios Voting, cedida pela Universidade de São Paulo (USP), foi possível garantir a integridade dos votos por meio de criptografia e realizar a apuração eletrônica de forma precisa e confiável. “O sistema é amplamente utilizado por grandes organizações, incluindo sociedades científicas e profissionais, além de inúmeras Instituições de Ensino Superior, e é dotado de um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos”, disse.

Gomes também ressaltou o engajamento dos sócios, que demonstraram o interesse e a preocupação com o futuro da SBPC e do desenvolvimento científico do País, especialmente nesse momento de reconstrução. “O sistema possibilitou observar que cerca de 65% dos sócios votaram para a Diretoria, 62% para o Conselho e 63% para as Secretarias Regionais. Isso mostra que os sócios continuarão atentos e esperam que a SBPC dê continuidade ao trabalho desenvolvido.”

O processo de votação teve início em 29 de maio e contou com a participação dos sócios ativos votantes, ou seja, aqueles que estavam em dia com a anuidade referente a 2023 e/ou 2022 até o dia 24 de maio. A votação se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho e a apuração dos votos ocorreu na manhã desta terça-feira, 20.

Conselho e Secretarias Regionais

Além da eleição da Diretoria, a SBPC também realizou eleições para renovação de parte do Conselho e das Secretarias Regionais. O processo seguiu as diretrizes estatutárias, com candidaturas regionais em diferentes áreas do País. Diversos candidatos concorreram em cada região, e os eleitos reforçarão a representatividade e o compromisso da SBPC em promover a ciência em todo o território brasileiro.

Para os estados que compreendem a área A (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), em que havia uma vaga em disputa, foi eleito José Luiz de Souza Pio.

Nos estados da área B (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), dois candidatos concorreram a duas vagas. Os eleitos foram Rosângela Janja Costa Araújo e Armênio Aguiar dos Santos.

Nos estados da área C, que compreende o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, três candidatos concorreram a três vagas. Os eleitos foram Nilma Lino Gomes, Ronaldo Pilati e Marcos Assunção Pimenta.

Na área D, que engloba os estados Espirito Santo e Rio de Janeiro, oito candidatos concorreram a quatro vagas. Os eleitos foram Luiz Davidovich, Ligia Bahia, Eliane Volchan e Cristina Engel de Alvarez.

Em São Paulo, região da área E, sete candidatos concorreram a 4 vagas. Os eleitos foram Soraya Smaili, Glaucius Oliva, Angela Kaysel Cruz e Marie Anne Van Sluys.

Para a última região, a área F (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), três candidatos concorreram a uma vaga. O eleito foi André de Ávila Ramos.

Além dos candidatos acima eleitos, comporão o Conselho, como representantes das Sociedades Científicas Afiliadas, com mandato de julho de 2023 a julho de 2025: Humanas: Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti (suplente), Biológicas e da Vida: Eduardo Colombari e Fernando Rosado Spilki (suplente), e Exatas e Tecnológicas: Denise Maria Zezell e Eliana Silva de Almeida (suplente).

Secretarias Regionais

Foram eleitos candidatos para as 22 Secretarias Regionais. São eles:

Alagoas

Secretário Regional: Vandick da Silva Batista (UFAL)

 

Amazonas

Secretária Regional: Fernanda de Pinho Werneck (INPA)

Secretária Regional Adjunta: Patrícia Melchionna Albuquerque (UEA)

 

Bahia

Secretária Regional: Tânia Hetkowski (UNEB)

Secretária Regional Adjunta: Salete de Fátima Noro Cordeiro (UFBA)

 

Ceará

Secretário Regional: Cleanto Rogério Rego Fernandes (IFCE)

Secretário Regional Adjunto: Lindberg Lima Gonçalves (UFC)

 

Distrito Federal

Secretário Regional: Gilberto Lacerda dos Santos (UnB)

Secretário Regional Adjunto: Luciano Rezende Moreira (IFB Campus Planaltina)

 

Goiás

Secretária Regional: Vanessa Gisele Pasqualotto Severino (UFG)

Secretária Regional Adjunta: Márcia Cristina Hizim Pelá (UNIFAN)

 

Maranhão

Secretária Regional: Ivone Lopes Lima (UFMA)

Secretária Regional Adjunta: Flávia Rebelo Mochel (UFMA)

 

Mato Grosso do Sul

Secretário Regional: Diogo Borges Provete (UFMS)

Secretário Regional Adjunto: Ivo Leite Filho (UFMS)

 

Minas Gerais

Secretária Regional: Cristiana Ferreira Alves de Brito (Fiocruz)

Secretário Regional Adjunto: Pedro Luiz Teixeira de Camargo (IFMG)

 

Pará

Secretária Regional: Rosa Carmina de Sena Couto (UFPA)

Secretário Regional Adjunto: José Guilherme Carvalho da Silva (FASE)

 

Paraíba

Secretário Regional: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG)

 

Paraná

Secretário Regional: Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM/Maringá)

Secretário Regional Adjunto: Hugo Valadares Siqueira (UTFPR)

 

Pernambuco

Secretário Regional: José Thadeu Pinheiro (UFPE)

Secretário Regional Adjunto: Ascendino Flávio Dias e Silva (UFPE)

 

Piauí

Secretária Regional: Rute Maria Gonçalves de Andrade (FMHA)

Secretária Regional Adjunta: Olívia Cristina Perez (UFPI)

 

Rio de Janeiro

Secretária Regional: Marta Feijó Barroso (UFRJ)

Secretário Regional Adjunto: Thiago Signorini Gonçalves (Observatório do Valongo)

 

Rio Grande do Norte

Secretária Regional: Lucymara Fassarella Agnez Lima (UFRN)

Secretário Regional Adjunto: Daniel Chaves de Lima (IFRN)

 

Rio Grande do Sul

Secretária Regional: Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis (UFRGS)

Secretária Regional Adjunta: Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS)

 

Rondônia

Secretário Regional: Estevão Rafael Fernandes (UNIR)

Secretária Regional Adjunta: Dany Roberta Marques Caldeira (IFRO)

 

Santa Catarina

Secretária Regional: Maria Elisa Máximo (Pesquisadora Associada do GrupCiber/UFSC)

 

São Paulo – SP I

Secretária Regional: Giselle Zenker Justo (UNIFESP)

Secretária Regional Adjunta: Marcela Sorelli Carneiro Ramos (UFABC)

 

São Paulo – SP II

Secretário Regional: Rodolfo Jardim de Azevedo (UNICAMP)

 

São Paulo – SP III

Secretária Regional: Mirlene Fátima Simões (Unesp/FCLAr)

 

A SBPC continua sua trajetória de liderança e compromisso com o avanço científico do país, e os resultados das eleições de 2023 confirmam a solidez e a representatividade da instituição. Confira neste link o relatório de apuração.

Os eleitos serão empossados no dia 27 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Jornal da Ciência