Renato Janine Ribeiro participa do programa Pensando Bem, da CuboPlay

Durante a conversa, o presidente da SBPC e ex-ministro da Educação falou sobre política brasileira, política do ódio no mundo, fascismo, conflito Israel-Hamas, educação, entre outros assuntos

Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo e ex-ministro da Educação, participou do programa “Pensando Bem”, da CuboPlay.

Neste episódio, Janine Ribeiro conversou com os jornalistas Nando Gross e Juremir Machado da Silva, sobre política brasileira, política do ódio no mundo, fascismo, conflito Israel-Hamas, educação, entre outros assuntos.

Janine Ribeiro também falou sobre a atenção que os governos Dilma e Lula dão para a educação básica, mesmo que a Constituição Brasileira fale que ela seja de responsabilidade do Estado e do Município. “O ensino superior é de responsabilidade da União, mas desde o governo Lula 1 existe um empenho muito grande do governo em atuar nisso. São mais de 5 mil municípios e eles precisam de uma orientação do MEC (Ministério da Educação), e essa orientação apareceu com a orientação curricular, com diretrizes nacionais, com fornecimento de livros didáticos gratuitos, valorização do professor – com piso nacional, e investimento na formação do professor”, comentou.

Sobre as discussões em torno do novo ensino médio, Janine Ribeiro afirmou que é preciso, de fato, que o torná-lo mais convidativo e interessante, porém não pode perder de vista o fundamental, que é garantir que os estudantes concluam o ensino básico alfabetizados. “A alfabetização na idade certa deveria ser a principal política de educação do Brasil. E, no entanto, estamos discutindo ao longo de todo o ano de 2023 a reforma do ensino médio”, disse.

O presidente da SBPC também conversou sobre a mudança do perfil dos alunos do ensino superior, favorecida pela Lei de Cotas.

Veja a entrevista completa do programa Pensando Bem/CuboPlay

Jornal da Ciência