Reunião Regional da SBPC no Piauí marca retomada das atividades no Estado, diz presidente da SBPC

Esta é a terceira vez que o Piauí sedia uma reunião da SBPC. Para vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, o evento tem papel de fortalecer o desenvolvimento regional com a colaboração da ciência

Ocorreu na manhã dessa segunda-feira (13), no Cine Teatro da UFPI, a Solenidade de Abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí. Este ano, o evento aborda o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor da UFPI no exercício da reitoria, Viriato Campelo, e o Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

A edição deste ano busca debater como o desenvolvimento econômico sustentável pode melhorar a vida das populações excluídas por questões de gênero, etnia ou pobreza. Para o Vice-Reitor, o evento tem o papel de fortalecer o desenvolvimento regional com a colaboração da ciência. “Todos os temas são pertinentes, como arqueologia e paleontologia, nos quais nosso estado cada dia mais se faz presente no cenário mundial. Estamos prontos para essa jornada de trabalho”, comentou.

Na oportunidade, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, ressaltou que esta é a terceira vez que o Piauí recebe uma reunião regional. Esse evento marca a retomada das atividades no Estado, após a reconstituição da Secretaria Regional, a partir de uma campanha de filiação. “É preciso articular melhor as ações das instituições de ensino no âmbito da pesquisa, fortalecendo os pleitos da comunidade científica junto à Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI)”, afirmou.

A Secretária Geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales, pontuou a importância do evento no 13 de Março, data em que se comemora os 200 anos da Batalha do Jenipapo, marco da luta no estado pela independência do Brasil. “Temos o objetivo de reunir cientistas do País todo, com pesquisadores e gestores piauienses, para juntos pensarmos em soluções para todo o Brasil. Iniciar esse novo ciclo, discutindo esses temas, pode deixar um legado para os estudantes e comunidade científica desses desafios que teremos como nação”, destacou.

A Coordenadora local da SBPC, Olívia Perez, celebrou a volta do evento à UFPI, sobretudo por reunir nomes importantes da comunidade científica de todo o País. “É válido discutir a importância de pensar políticas públicas para a solução de problemas com base na ciência”, comentou.

Estiveram presentes também: o Chefe do Gabinete do Governo do Estado do Piauí, Pedro Rocha Filho, representando o Governador do estado; o Superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, representando o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; e o Diretor Técnico-Científico da FAPEPI, professor Pedro Antônio Soares Júnior.

UFPI