SBPC anuncia GT para o Parque Nacional

O incansável trabalho da arqueóloga Niède Guidon pela construção do Museu do Homem Americano e o desenvolvimento da região do Parque Nacional Serra da Capivara foi destacado por toda a mesa de abertura da cerimônia. Evento acontece até sábado, 23, na Uespi, campus São Raimundo Nonato, no Piauí. A SBPC realizou na tarde desta quarta-feira, 20 de abril, a sessão de abertura da Reunião Regional em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham). Mais de 230 pessoas prestigiaram a cerimônia, entre estudantes e conferencistas, vindos de todo o País para o evento, além da comunidade local. “Trouxemos esta Reunião para cá com a pretensão de contribuir com uma região que é plena de conhecimento”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader.

O incansável trabalho da arqueóloga Niède Guidon pela construção do Museu do Homem Americano e o desenvolvimento da região do Parque Nacional Serra da Capivara foi destacado por toda a mesa de abertura da cerimônia. Evento acontece até sábado, 23, na Uespi, campus São Raimundo Nonato, no Piauí

A SBPC realizou na tarde desta quarta-feira, 20 de abril, a sessão de abertura da Reunião Regional em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham). Mais de 230 pessoas prestigiaram a cerimônia, entre estudantes e conferencistas, vindos de todo o País para o evento, além da comunidade local.  “Trouxemos esta Reunião para cá com a pretensão de contribuir com uma região que é plena de conhecimento”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader.

O incansável trabalho da arqueóloga Niède Guidon pela construção do Museu do Homem Americano e o desenvolvimento da região do Parque Nacional Serra da Capivara foi destacado por toda a mesa de abertura da cerimônia. Entre as autoridades, estavam o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso Batista, o presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), Antonio José Medeiros (que representou o governador do Estado, Wellington Dias), o deputado Paes Landim e o diretor do campus da Uespi de São Raimundo Nonato, Marcio Zamboni. Participaram também o presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, o superintendente da Fundação Conrado Wessel (FDW), José Moscogliato Caricati, o secretário regional da SBPC no Piauí, Williame Carvalho e Silva e a conselheira da Fundham, Rute Maria Gonçalves de Andrade.

“Desde 1973, quando comecei minhas pesquisas aqui, acompanho as dificuldades desse povo,  e a falta absoluta de recursos. O Parque é hoje um patrimônio da humanidade, um tesouro que devemos proteger e manter para o futuro”, discursou Guidon, que, apesar de muito doente, fez questão de dar as boas vindas aos participantes do evento.

Sobre a falta de recursos para o parque, a presidente da SBPC alertou que dos 300 funcionários que cuidavam do patrimônio, hoje, esse número não chega a 50. E muitos deles não recebem salários há mais de 7 meses. “Enquanto nosso país continuar deixando nas mãos da economia a decisão sobre se educação e ciência é gasto ou investimento, nós não vamos para frente”, protestou, ao ressaltar que o Parque merece ter o prestígio merecido. Por conta disso, Nader anunciou que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência estabelecerá um grupo de trabalho para estudar propostas de desenvolvimento e financiamento para que o projeto de Niède tenha continuação.

A secretária-geral da SBPC, Cláudia Masini d’Avila-Levy, também lamentou a falta de investimentos na região, lembrou a questão do aeroporto da cidade, que continua sem condições de receber voos, e ressaltou que, em meio a tantos percalços e faltas graves, Guidon semeou algo grandioso. “Se pensar em tudo o que a doutora Niède idealizou e realizou, desde a educação, aos entornos da cidade, pelo Parque Nacional e a Fundham, é absolutamente inacreditável o poder de fazer e acontecer desta notável cientista”, afirmou.

Além do trabalho, o superintendente da Fundação Conrado Wessel, José Caricati, revelou que em 2013 a cientista ganhou o prêmio da Fundação em 2013 e boa parte do dinheiro (um total de R$300 mil) foi doado para que as obras do aeroporto de São Raimundo fossem concluídas. “Ela tem uma alma jovem e desprendida. Ela acredita que seremos melhores, e entrega tudo o que tem para que isso aconteça”. Para Caricati, a iniciativa da SBPC de realizar a Reunião na cidade demonstra confiança neste projeto e na força que a região tem.

Visibilidade

Segundo o reitor da Uespi, o professor Nouga Batista, a realização da Reunião Regional na cidade de São Raimundo Nonato traz uma necessária visibilidade à região, ao Parque Nacional, à Fundham e ao campus da Universidade: “A SBPC empresta uma grande visibilidade à instituição, uma universidade que se mantém com um orçamento muito pequeno. A realização deste evento aqui tem um valor inumerável para a sociedade e para a cidade”.

A importância do evento na reunião também foi destacada pelo deputado estadual Paes Landim. O deputado não poupou elogios aos esforços da Sociedade pelo progresso da ciência no País e relembrou a trajetória política da instituição e sua admiração quando a SBPC realizou, em julho de 1977, a 29ª Reunião Anual da SBPC. O evento havia sido proibido duas vezes pelo governo militar, e a PUC-SP decidiu ceder o espaço para sua realização. De volta ao momento atual, Landim falou sobre a importância do envolvimento da instituição no empenho por conseguir financiamentos que permitam a continuidade do patrimônio histórico da região. “Contamos com a cooperação da SBPC na nossa luta pela manutenção e financiamento do Parque”, comentou.

José Antonio Aleixo da Silva, segundo tesoureiro da SBPC, acrescentou que é preciso que o Brasil aprenda a valorizar o imenso patrimônio histórico que possui.  Ele comparou a situação da Serra da Capivara à Heidelberg, na Alemanha, onde foi encontrado, em 1907, um fóssil de uma mandíbula hominídia, denominada Homo heidelbergensis. “O patrimônio que temos descoberto aqui nesta região é incontavelmente maior que o da Alemanha. Mas o apoio financeiro e governamental que o Homo heidelbergensis recebe é muito superior. Precisamos aprender a valorizar a riqueza arqueológica que temos”, disse.

O presidente da Cepro, Antonio José Medeiros, que falou em nome do governador do Piauí, Wellington Dias, disse que aposta na força que o grupo de trabalho que a SBPC propôs terá para o desenvolvimento desse patrimônio. “A vida em São Raimundo Nonato enfrenta problemas sérios, do aeroporto, à distribuição de água e serviços de internet banda larga. Acreditamos que a ciência tem um papel fundamental para ajudar a solucionar muitos desses problemas”. Medeiros ressaltou que o apoio da SBPC, por meio das conclusões do grupo de trabalho, pode influenciar o desenvolvimento nessas áreas mais precárias.

O presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, encerrou a sessão com um discurso sobre a história e o legado do projeto de Guidon para as gerações futuras. “Muitos dos jovens que frequentaram as escolas que Niède criou aqui hoje trabalham pela Fundham. Precisamos cuidar para que mais jovens se formem e deem continuidade a esse trabalho”, disse. Conforme ressaltou, o Parque Nacional Serra da Capivara é um patrimônio ecológico, geológico e antropológico, que traz evidências de vidas que existiram ali há centenas de milhares de anos, e reconstrói a história da ocupação do homem no continente americano. “Esperamos que o Congresso entenda que a história de São Raimundo Nonato vai muito além de sonhos e interesses”, concluiu.

Com o tema “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”, a Reunião Regional da SBPC na cidade piauiense vai até o próximo sábado, dia 23, com palestras, mesas redondas, minicursos e atividades de divulgação científica para crianças e familiares.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência