Começa nesta quarta a Reunião Regional da SBPC

A SBPC realiza de quarta-feira (20) a sábado (23) a Reunião Regional (RR) em São Raimundo Nonato, no Piauí, que terá como tema central “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”. O evento será realizado no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e tem como objetivo ampliar as atenções para o Parque Nacional Serra da Capivara, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato.
Com o tema “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”, o evento será realizado de 20 a 23 de abril
A SBPC realiza de quarta-feira (20) a sábado (23) a Reunião Regional (RR) em São Raimundo Nonato, no Piauí, que terá como tema central “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”. O evento será realizado no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e tem como objetivo ampliar as atenções para o Parque Nacional Serra da Capivara, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato. A programação científica está disponível no site (www.sbpcnet.org.br/saoraimundononato).
A abertura do evento acontecerá no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), às 16h00 na quarta-feira (20), com a conferência intitulada “Importância da Ciência para o Desenvolvimento Social de Uma Região: Exemplo do Trabalho da Fundação do Museu do Homem Americano na Região Sudeste do Piauí”, com a professora e doutora em Arqueologia Niéde Guidon (FUMDHAM). 
A partir do dia 21, as atividades se concentrarão na Uespi, no campus Prof. Ariston Dias Lima. No local serão realizadas outras conferências, além de mesas-redondas e minicursos focando temas de relevância social como: “O uso abusivo de álcool e outras drogas e a falta de perspectiva dos jovens sem acesso à cultura e lazer”; “Doenças infecciosas ainda prevalentes no Brasil (hanseníase, leishmaniose, chagas)”; “Violação dos direitos humanos”; os “Desafios do Plano Nacional de Educação”, dentre outros.
Professores, pesquisadores locais e de importantes universidades brasileiras e alunos das redes privada e pública são esperados. A programação do evento também conta com atividades destinadas à interação entre pais e crianças, como a AEB Escola, exposição interativa, na qual serão desenvolvidos jogos, oficinas e diversas atividades, com foco nos temas como satélites e plataformas espaciais; veículos espaciais; astronomia e aplicações espaciais, de modo a despertar o interesse dos jovens e das crianças pela ciência.
Nesta RR, a programação também contará com o “Dia da Família na Ciência”, que acontecerá no último dia do evento. A intenção é atrair as famílias e toda a comunidade para participar do evento.

Vivian Costa/Jornal da Ciência