Saúde e meio ambiente são os destaques desta quarta-feira da 73ª Reunião Anual da SBPC

Confira a programação completa e participe!

ASSISTA ÀS ATIVIDADES: Conferências, Mesas-redondas e Painéis | Sessão de Pôsteres | SBPC Cultural | SBPC Jovem e Família

CONSULTE AS PROGRAMAÇÕES: Conferências, Mesas-redondas e Painéis | Sessão de Pôsteres | SBPC Cultural | SBPC Jovem e Família

A SBPC realiza oito atividades na programação científica na 73ª Reunião Anual nesta quarta-feira, 21 de julho. O dia também contará com sessões promovidas por sociedades científicas, dentre elas, Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Sociedade Brasileira de Geologia  (SBG) e a Associação Brasileira de Antropologia (ABA). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

WhatsApp Image 2021-02-25 at 13.33.15A entidade realiza duas mesas-redondas das 9h às 11h. Intitulada “O Brasil e as pandemias: a experiência da gripe espanhola”, a atividade será coordenada por Christiane Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e terá como palestrantes Heloísa Murgel Styarling, professora titular livre do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gisele Porto Sanglard, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e Liane Bertucci, professora associada de História da Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A segunda mesa chamada “Inovação e ecossistemas de empreendedorismo”, será coordenada por Débora Marques, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os palestrantes são Marcelo Nakagawa, docente de empreendedorismo e inovação no Insper, Rita Pinheiro-Machado, professora do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), e Gesil Amarante, professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A SBPC também realiza dois painéis, das 9h às 11h. Coordenado por Guilherme de Rosso Manços, responsável pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe, o painel “A saúde das crianças” contará com a participação de Victor Horácio de Souza Costa Júnior, também do Complexo Pequeno Príncipe, Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), e Naercio Aquino Menezes Filho, pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper.

O segundo painel intitulado “Populações tradicionais na pandemia covid-19: gestão territorial e soberania de dados”, terá a coordenação de Marden Barbosa de Campos, chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ana Lucia de Moura Pontes, pesquisadora do grupo de pesquisas “Saúde, Epidemiologia e Antropologia dos Povos Indígenas” da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz/Deto de Endemias Samuel Pessoa, Solange Maria Gayoso da Costa, consultora do Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental e professora adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), Célia Nunes Correa – Célia Xakriabá, pesquisadora da UFMG, e Eliel Benites Kaiowá, professor auxiliar na Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND/UFGD), serão os palestrantes.

Às 16h30, a SBPC realiza três conferências. Intitulada “Energia de biomassa de madeira: problema ou solução?”, proferida pelo engenheiro florestal  Javier Farago Escobar, de Harvard, e apresentada por Manços. A conferência “O desmantelamento das políticas ambientais no Brasil em cenários de pandemia da covid-19”, será proferida por Braulio Ferreira de Souza Dias, secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) das Nações Unidas e professor adjunto na Universidade de Brasília (UnB). A atividade será apresentada por Luciana Gomes Barbosa, professora associada II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), presidente da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e coordenadora do Grupo de Trabalho em Meio Ambiente da SBPC.

A terceira e última conferência intitulada “Centenário da semana de arte moderna”, será proferida por Elza Ajzenberg, titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), docente de Estética e História. A atividade será apresentada por Paulo Artaxo, professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.

Na sessão de bate-papo, que acontece das 20h às 21h, a palestra “Análise de documentos do governo federal sobre a pandemia”, será proferida por Deisy Ventura, professora titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Claudia Linhares Sales, diretora da SBPC, e Lígia Bahia, secretária-regional da SBPC no Rio, serão as comentaristas.

A quarta-feira será encerrada com a apresentação de dupla Victor Cassemiro e Alexandre Pereira, na qual vão homenagear o compositor juiz-forano Armando Aguiar, o Mamão, em versão intimista em Piano e Voz na Poesia de Mamão, com a proposta de destacar o lirismo das músicas do juiz-forano. Autor de composições de rica harmonia como Tristeza Pé no Chão, nacionalmente consagrada em interpretação de Clara Nunes, Mamão ganha uma sonoridade ainda mais clássica ao piano de Cassemiro e na voz de Alexandre Pereira, intérprete com participação em várias montagens de óperas, musicais e shows.

Todas as informações estão disponíveis no site do evento: http://www.ra.sbpcnet.org.br/73ra.

Jornal da Ciência