SBF participa da série “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade

SBF1Sociedade Brasileira de Física (SBF) é uma das entidades que atendeu ao convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e participa dos “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, atividade integrante da programação da 74ª Reunião Anual da entidade.

No vídeo, Débora Peres Menezes, presidente da SBF e professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conta um pouco da história da física e do desenvolvimento da área no Brasil. Ela cita ainda diversos movimentos que contribuíram para a criação da entidade em 1966, durante a 18º Reunião Anual da SBPC, em Blumenau.

“A ideia de criar a SBF enfrentou, no começo, resistência de lideranças do campo da física no Brasil. Alguns físicos achavam a comunidade científica brasileira ainda muito pequena para merecer uma sociedade nacional. Mas, a vontade de fazer a comunidade científica se expandir acabou vencendo e tornando concreto”, afirma.

Ao falar da área, Menezes comenta que a Física é a ciência que estuda tantos os fenômenos quanto as estruturas fundamentais da natureza por meio da observação e da experimentação, e, também por meio da elaboração de modelos e teorias. “A Física é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a economia do País. Nos programas de políticas nacionais para a ciência, tecnologia e inovação, o papel desta disciplina é central. Se a Física é a base para avanços tecnológicos, ela também é essencial para promover o aumento da competitividade e da inovação da indústria, para as transformações sociais e para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É, portanto, uma parte essencial na educação que todo cidadão tem o direito de receber. E é por isso que a comunidade de físicos no Brasil atua de forma cada vez mais integrada e focada na conquista de bem-estar, para o maior número de pessoas”, afirma.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência