SBPC-AM manifesta solidariedade aos indígenas do Vale do Javari

Secretaria Regional da SBPC apoia carta de repúdio da OAMI após declarações do coordenador regional da Funai

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Amazonas (SBPC-AM) manifestou sua solidariedade aos indígenas do Vale do Javari após declarações do coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai). Nas redes sociais, a SBPC-AM apoiou a carta de repúdio da Organização das Aldeias Marubo do Rio Itui (OAMI), divulgada na última quinta-feira (22).

A carta foi divulgada após as declarações do tenente da reserva do Exército, Henry Charlles Lima da Silva, coordenador da Funai do Vale do Javari, que ameaçou “meter fogo” nos índios isolados no Amazonas. O tenente ainda encorajou os líderes do povo marubo a disparar contra indígenas isolados caso sejam “importunados” por eles.

As informações vieram a público após reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A carta da OAMI afirma que o extermínio nunca será a solução, e alerta que “o porte de armas para servidores da Funai não serve para combater os povos da florestas, isso é um crime anunciado, e o mais preocupante é ouvir essa declaração de guerra de um servidor nomeado que supostamente foi encarregado para exercer uma importante função numa área que todos os dias é atacada por infratores.”

A equipe da SBPC-AM declarou que a situação é muito preocupante “devido à conjuntura e à política anti-indígena do governo. Os povos daquela região são historicamente vulneráveis e têm sofrido muito com a pandemia. Nos sentimos na obrigação de dar visibilidade aos acontecimentos.”

Leia a carta na íntegra neste link.

Christiane Bueno – Jornal da Ciência