SBPC é homenageada por seus 70 anos no 49º Congresso Brasileiro de Geologia

A homenagem foi feita durante a cerimônia de abertura do evento, no dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi uma das instituições homenageadas no 49º Congresso Brasileiro de Geologia, na última segunda-feira (20), durante a cerimônia de abertura do evento pelos seus 70 anos. O encontro, que reunirá cerca de quatro mil profissionais da área no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, termina na próxima sexta-feira (24).

O presidente de honra da SBPC, Otávio Velho, que representou a entidade, frisou a importância da homenagem aos 70 anos da SBPC que tem trabalhado em prol da ciência brasileira. “A Sociedade Brasileira de Geologia é dois anos mais velha que a SBPC, e com essa homenagem, reconhece as lutas da entidade”, afirma.

Com o tema central “Conhecer o passado para entender o futuro”, o Congresso é considerado o maior evento das Geociências na América Latina, e reúne profissionais (indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. O evento também conta com a participação de pessoas diversas, interessadas nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, além da comunidade em geral.

Além de sessões tradicionais sobre temas relacionados com a formação básica dos profissionais da área de Geologia, aspectos sobre a atividade do geólogo e o mercado de trabalho, mesas redondas debatem durante a semana grandes temas como Segurança do Trabalho, Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira, Petróleo e Gás e Meio Ambiente e Licenciamento.

Jornal da Ciência