SBPC divulga pontos de ajuda para afetados no temporal do RS

Estado sofre com fortes chuvas desde o dia 30 de abril, que já deixaram mais de 100 pessoas mortas. Os interessados podem doar roupas, alimentos, produtos de limpeza ou dinheiro. Faça sua parte. Ajude como puder

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em solidariedade às mais de 1,4 milhão pessoas afetadas pelas severas chuvas no Rio Grande do Sul, listou alguns pontos confiáveis de doações aos que desejarem ajudar as vítimas. O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul traz que subiu para mais de 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. A atualização desta quinta-feira (9) aponta que há um óbito sendo investigado. O estado registra 136 desaparecidos e 374 feridos.

Faça sua doação.

Para quem está próximo da capital do Estado, Porto Alegre, é possível fazer doações de itens específicos para auxílio dos desabrigados e desalojados, como colchões, roupas de cama e banho (devidamente higienizados) e cobertores.

Esses materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho. O telefone do local para tirar dúvidas é (51) 3210 4255.

Nesta quarta-feira (8), as agências dos Correios no Nordeste também passam a arrecadar donativos às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Com a ampliação, toda a rede de atendimento da estatal nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul (No RS, apenas algumas cidades) e no Distrito Federal está disponível para o recebimento de itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. Os Correios também são responsáveis pelo transporte desses donativos aos moradores do estado gaúcho. A estatal está selecionando ainda voluntários para trabalharem na triagem dos donativos. O apoio será necessário nas cidades de Brasília (SOF Sul) e nos municípios de Cajamar e Guarulhos, na Grande São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelos e-mails sgreo-bsb@correios.com.br (Brasília) e spm-voluntarios-rs@correios.com.br (Grande São Paulo) e devem conter nome completo e telefone de contato. Os cidadãos podem buscar informações sobre o funcionamento por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, de segunda à sexta, das 8h às 20h e aos sábados, da 8h às 14h.

Além dos pontos listados abaixo, Quartéis da Brigada Militar, Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar, Prefeituras municipais e Unidades do Sesc estão também a postos para receber doações.

Os pontos de arrecadação são: 

Centro Logístico da Defesa Civil Estadual: doações de itens na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, na cidade de Porto Alegre — o telefone para contato é (51) 3210-4255. Mais informações SOS Rio Grande do Sul

 

Contribuições financeiras para prefeituras do RS:

É possível fazer repasses em valores por meio de PIX para contas oficiais disponibilizadas pelas prefeituras. As chaves PIX de CNPJ são as seguintes:

 

Encantado – Associação Cultural Encantado

PIX CNPJ: 11.330.190/0001-21

Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales

 

Muçum – CDL Câmara de Dirigentes Lojistas

PIX CNPJ: 93.856.813/0001-69

Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales 

 

Roca Sales – Gabinete do prefeito

PIX CNPJ: 88.187.935/0001-70

Banco: Caixa Econômica Federal 

 

Santa Tereza – Município de Santa Tereza

PIX CNPJ: 91.987.719/0001-13

Banco: Sicredi

 

RS URGENTE!

UFRGS, UFCSPA e IFRS Solidários! se uniram na Campanha de solidariedade aos atingidos pelas chuvas

PIX: pixrssolidariedade@gmail.com

 

Campanha Solidária SBC (Sociedade Brasileira de Computação)

O Rio Grande do Sul precisa da nossa ajuda! DOE PELO PIX: sbc@sbc.org.br 

 

Unisinos está com dois pontos de arrecadação para itens prioritários (cobertores e colchões; itens de limpeza; alimentos):

PIX: solidariedade@unisinos.br

Unisinos POA – Térreo e andar B

Unisinos São Leopoldo – Em frente ao espaço colaborativo

Mais informações aqui.

 

Universidade Feevale promove ações para ajudar vítimas das inundações

Há dois pontos de coletas na Universidade:

Escola de Aplicação Feevale, no Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo);

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), no 2º andar do prédio Lilás, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Mais informações aqui.

 

Comunidade PUCRS

A campanha receberá kits de higiene pessoal e limpeza geral, alimentos não perecíveis, agasalhos, calçados e roupras íntimas novas, fraldas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertotes.

Local: Pastoral da PUCRS, sala 224, no Prédio 15 Living 360º e pontos de coleta da Campanha do Agasalho: Prédio 32 (Parque Esportivo), Prédio 50 (InsCer 63), Prédio 11 (Biblioteca -16) e Prédio 1 (Tecnolpuc= 99A)

Para mais informações, entre em contato: pastoral@pucrs@pucrs.br ou (51) 98335-0187

 

SOS CHuvas

Ponto de arrecadação em Porto Alegre no escritório da deputada Luciana Genro e do vereador Roberto Robaina (Psol) – Avenida Sen. Salgado Filho, 353 – das 9h às 17h

Quem quiser colaborar com PIX a chave é emancipamulher@gmail.com (em nome de Carla Zanella)

 

MST pede apoio às vítimas da calamidade no RS

Para doar:

Banco: 350

Agência:3001

Conta: 30253-8

CNPJ: 09.352.141/0001-48

Nome: Instituto Brasileiro de Solidariedade

Chave PIX: 09352141000148

 

Força Sindical e CUT do RS e seus sindicatos filiados lançam campanha “Unidos pelo Rio Grande”

Veja aqui mais informações.

 

Band Abraça

Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo e-mail: doacoescufars@gmail.com 

 

Profissionais da Saúde Voluntários

A Secretaria da Saúde do RS está cadastrando profissionais da área voluntários – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos entre outros – para compor um banco de profissionais que poderão ser convidados a atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde.

Para se cadastrar: https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais

 

Doação de sangue

O Hemocentro da Capital está preocupado com o risco de desabastecimento de bolsas de sangue nos próximos dias, em razão dos resgates e atendimentos às vítimas do desastre natural. Para doar sangue, o Hemocentro pede que agende antecipadamente a intenção, que pode ser feito por telefone, (51) 3339-7330, ou por mensagem de WhatsApp, no número (51) 98405-4260.

O Hemocentro fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre, e funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Além disso, estará aberto no sábado, das 8h às 12h, para atender até 140 doadores.

 

Médicos Veterinários Voluntários

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura está cadastrando médicos veterinários para atendimento de animais domésticos com diagnóstico clínico e primeiros socorros. Os profissionais também farão o cadastro dos animais para futura aplicação de chip e castração.

Os interessados devem entrar em contato através do telefone (51) 3288-7409 ou pelo e-mail voluntariado@sema.rs.gov.br.

 

Universidades paulistas: “Vamos Ajudar as Vítimas das Enchentes no RS”

USP, a Unesp, a Unicamp, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMUSP) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) estão arrecadando água potável e material de limpeza, como água sanitária, sabão em pó, panos de chão e desinfetante, para a população do Estado do Rio Grande do Sul. Alunos, professores, servidores técnicos e administrativos da Universidade e a comunidade em geral podem fazer suas doações.  No campus da USP no Butantã, as doações podem ser feitas no galpão da Incubadora USP/Ipen, próximo ao Hospital Universitário (Av. Prof. Ernesto de Moraes Leme, 400). O local estará aberto 24 horas. Também é possível que as doações, em qualquer valor, possam ser feitas via pix pelo e-mail pixfsantander@fusp.org.br

 

FAÇA SUA PARTE. DOE. AJUDE. SEJA SOLIDÁRIO.

SBPC, com informações da Defesa Civil do RS