SBPC divulga tema e datas da 74ª Reunião Anual

O maior evento de ciência do País será realizado de 24 a 29 de julho de 2022 no campus da Universidade de Brasília, no Distrito Federal

“Ciência, soberania nacional e independência” é o tema central da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 24 a 29 de julho de 2022 na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal. O tema escolhido é alusivo ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, bem como o centenário da Semana de Arte Moderna — que foi um evento marcante para a cultura brasileira. O formato do evento está em discussão.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o tema foi escolhido não apenas para celebrar a separação do Brasil de Portugal, e a junção de províncias como, por exemplo, a do Grão-Pará, mas também para discutir a independência como processo. “Queremos discutir o que é necessário para um país para ser efetivamente independente. E queremos mostrar também o papel da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente e da inclusão social para a construção de um país soberano”, afirma.

A escolha da UnB para sediar a 74ª. Reunião Anual foi uma demanda da própria universidade para a SBPC devido à comemoração dos 60 anos da instituição. “Fizemos muita questão de trazer a reunião da SBPC para a UnB na comemoração dos seus 60 anos. Nós estávamos pensando em organizar antes, mas deixamos para fazer simultaneamente porque a criação da UnB foi discutida dentro da SBPC”, explica a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter.

Para a reitora Márcia Abrahão, é uma honra sediar a reunião em momento de aproximação entre a academia e a população brasileira. “A pandemia reforçou na sociedade o entendimento da importância da ciência para a vida das pessoas”, avalia a reitora da UnB. “Por isso, é fundamental que essa importância seja refletida na valorização que os governos dão às universidades através de investimentos e recursos que possibilitam a realização das pesquisas e a manutenção dessas instituições.”

Jornal da Ciência, com informações da UnB