SBPC e Faperj discutem novas parcerias

Presidente e diretora da entidade estiveram na sede da Fundação fluminense no dia 7 de dezembro
Foto: Lécio Augusto Ramos/Faperj
Foto: Lécio Augusto Ramos/Faperj

Renato Janine Ribeiro e Ana Tereza Vasconcelos, respectivamente, presidente e segunda-tesoureira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), visitaram no dia 7 de dezembro a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com o objetivo de associar a instituição na categoria de Sócio Institucional da SBPC. Na ocasião, eles foram recebidos pelo presidente da Fundação, Jerson Lima.

As duas instituições têm longa história de colaboração desde a criação da Faperj na organização de ações conjuntas para a promoção e defesa da ciência, tecnologia e inovação no Estado do Rio de Janeiro.

A 74ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de forma híbrida em Brasília, entre os dias 24 e 30 de julho de 2022, com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em comemoração ao bicentenário da independência foi outro tema abordado no encontro.  Como a Faperj já lançou editais específicos sobre o tema, os diretores da SBPC convidaram a instituição a levar os projetos já aprovados a fazerem parte das atividades científicas da Reunião Anual.

Quanto ao encontro, Vasconcelos disse que a Faperj retomou seu papel fundamental em apoiar projetos nas diversas áreas do conhecimento científico. “Estou muito animada. A reunião foi extremamente produtiva no sentido de ampliar a colaboração já existente”, avaliou.

Para o presidente da SBPC, a ocasião foi “excelente para fortalecer a cooperação da entidade com a Faperj, protagonista no fomento à ciência e pesquisa fluminenses”.

Jornal da Ciência