SBPC expressa condolências pela morte do químico Cláudio Antônio Tonegutti

Secretário regional da SBPC em Curitiba de 2009 a 2011 e sócio ativo da entidade desde 1993, químico faleceu no domingo, 5 de novembro

Morreu no último dia 5 de novembro, em Curitiba (PR), o químico Cláudio Antônio Tonegutti, sócio da SBPC desde 1993 e secretário regional em Curitiba de 2009 a 2011. O professor do departamento de química da Universidade Federal do Paraná atuou nos três pilares da instituição até a semana passada: ensino, pesquisa e extensão.

Bacharel e licenciado em Química pela Unicamp em 1986 e mestre em Físico-Química pela mesma instituição no ano de 1990, Tonegutti foi chefe do Departamento de Química (2000-2001) e presidente da Associação dos Professores da UFPR (2005-2007).

Foi diretor da Associação dos Professores da UFPR-SSind desde 1992, participando de mais cinco gestões e levando a entidade a se transformar numa das maiores seções sindicais do ANDES-SN.

Ele também foi Árbitro Internacional de Xadrez, membro do comitê de arbitragem e responsável pela criação do Comitê de Organizadores da FIDE. Foi presidente das Federações de Xadrez de São Paulo e do Paraná e vice-presidente técnico e financeiro da Confederação Brasileira de Xadrez por 8 anos.

A defesa da educação e da universidade pública de qualidade pautou uma vida marcada pela serenidade na unificação das lutas com as demais categorias da comunidade universitária e com os sindicatos de servidores públicos.

Por tudo isso e pelo educador e pesquisador apaixonado que foi, a SBPC expressa as mais sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos e colegas.

Jornal da Ciência, com informações da SBQ