SBPC expressa preocupação com Sistema de Ciência e Tecnologia na Argentina

Entidade enviou carta ao chefe de Gabinete da Presidência, Nicolas Posse, alertando para “efeito devastador” das medidas adotadas pelo novo governo argentino sobre o renomado setor científico do país

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifestou “preocupação extrema” com a atual situação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, em carta endereçada ao Chefe de Gabinete de Ministros da Nação Argentina, Nicolas Posse, com cópia ao presidente do CONICET (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas), Daniel Salamone, e membros de seu Conselho Diretivo.

Na carta, enviada em 29 de fevereiro, a SBPC relatou ter recebido notícias alarmantes sobre o impacto das ações e medidas adotadas pelo novo governo argentino sobre o renomado sistema de ciência e tecnologia do país. Entre as preocupações destacadas estão o corte de bolsas de doutorado, a interrupção de promoções para pesquisadores do CONICET, o cancelamento de transferências de fundos para projetos em andamento e a demissão de funcionários administrativos em instituições de pesquisa. “Tudo isso tem um efeito devastador para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do país”, afirmou a entidade.

A SBPC manifestou seu apoio à comunidade científica, apelando ao governo argentino para que ouça e atenda às demandas dos cientistas. A entidade enfatiza, por fim, a importância de trabalhar em conjunto para reconstruir um sistema que permita aos cientistas argentinos continuar seus valiosos trabalhos, “assim promovendo o desenvolvimento que a Argentina tanto almeja, nos planos científico, econômico e social.”

Veja a nota na íntegra.

SBPC