SBPC lamenta a morte da socióloga Maria Lucia Maciel

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi membro da Diretoria da SBPC por dois mandatos (1989-91 e 2011-2013), além de ter sido secretária regional da SBPC-RJ de 2004 a 2006

1ff89065-8b88-4261-8194-4cc15d43a161

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta profundamente a morte da socióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Lucia Maciel. Ela foi membro da Diretoria da SBPC por dois mandatos (1989-91 e 2011-2013), além de ter sido secretária regional da SBPC-RJ de 2004 a 2006.

O presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, e a vice-presidente da entidade, Fernanda Sobral, ressaltam a contribuição de Luca, como era conhecida entre os colegas, para a Sociedade e para a ciência no País. “Ela teve um papel muito importante para a SBPC, inclusive durante a época da construção da Constituição de 1988, nos capítulos de ciência, tecnologia, educação e direitos humanos”, comenta Candotti.

A vice-presidente da SBPC lembra que Luca foi uma das pessoas responsáveis por levá-la à entidade. “Eu tenho belíssimas recordações de Luca. Lembro que participei com ela do projeto ‘Universidade, ciência e tecnologia na Constituinte’, durante a discussão da Constituinte. Além disso, ela teve uma grande atuação na UnB (Universidade de Brasília). Ela passou anos em Brasília e teve um papel muito importante na consolidação da área de CT&I na Universidade”.

Tanto Sobral quanto Candotti também destacam o papel de Maciel na divulgação científica do País.  Ela foi editora da revista Sociedade e Estado, da UnB, e da revista Ciência Hoje.

Maciel graduou-se em Ciências Sociais/Sociologia na Universidade de Brasília, fez mestrado em Sociologia na Université Libre de Bruxelles (1981) e doutorado em Sociologia na Université de Paris VII (1986). O pós-doutorado foi realizado no Istituto de Studi sulla Ricerca Scientifica – ISRDS, CNR, Itália. Ela tinha experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia do Conhecimento e Sociologia da Ciência, atuando principalmente nos temas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento; conhecimento e inovação; produção e circulação de ciência, divulgação científica, ciência aberta e inovação aberta.  Também atuou como coordenadora do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC), foi editora do periódico Liinc em Revista e diretora do Instituto Ciência Hoje.

O velório será a partir das 14 horas desta segunda-feira (21), na rua Suécia, 56, Rod. Régis Bittencourt, KM 275, Jardim dos Oliveiras, Embu das Artes, São Paulo, e a cerimônia de cremação às 16 horas.

Vivian Costa – Jornal da Ciência