SBPC lamenta a morte de Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos

O imunologista e professor da titular da Unifesp foi membro do Conselho da SBPC de 1967 a 1971 e chegou a ser editor sênior da revista Ciência e Cultura de 1990 a 2001
cre-sociedade-brasileira-de-microbiologia
Foto: Sociedade Brasileira de Microbiologia

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta o falecimento de Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos, aos 82 anos, ocorrida nessa quinta-feira, 30 de julho. O imunologista era professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Travassos foi membro do Conselho da SBPC de 1967 a 1971, e chegou a ser editor sênior da revista Ciência e Cultura de 1990 a 2001.

Travassos era graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), doutor Ciências pela UFRJ (1967) e pós-doutor na Columbia University (EUA, 1972-1974) e posteriormente Research Associate, Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (EUA, 1978-1980). O pesquisador atuava na área de Imunologia de células eucarióticas, com ênfase em Imuno e Bioquimioterapia do câncer e imunobiologia de fungos.

O docente teve uma vida acadêmica fértil, iniciando suas publicações já na graduação e deixando importantes contribuições científicas para a área da Biologia Celular, além de ter atuado para a formação de diversas gerações de pesquisadores, que atuam em diferentes instituições do Brasil e de outros países.

Membro titular das Academias Brasileira de Ciências (ABC) e Americana de Microbiologia, e membro honorário da Academia Nacional de Medicina, recebeu as mais diversas honrarias científicas, incluindo as medalhas de Comendador e da Gran-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

A SBPC presta suas mais sinceras condolências à família do cientista.

SBPC