SBPC lamenta a morte do jornalista científico Maurício Tuffani

Editor-chefe do Jornal da Unesp e editor do Direto da Ciência, Tuffani era referência no jornalismo científico do País
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta a morte do editor-chefe do Jornal da Unesp e editor do Direto da Ciência, Maurício Tuffani, aos 63 anos, nessa segunda-feira, 31 de maio. Referência no jornalismo científico, ele dedicou mais de 30 anos de sua carreira à divulgação de notícias sobre ciência, meio ambiente e ensino superior.

Tuffani começou a trabalhar na imprensa em 1978, como como revisor dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Depois foi redator-chefe da revista Galileu, editor e repórter do Caderno de Ciência da Folha de S. Paulo, assessor de Comunicação em secretarias do Governo de São Paulo, da Reitoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde foi também fundador e diretor editorial da revista Unesp Ciência. Além disso, atuou como editor executivo no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil. Também atuou como editor da Scientific American Brasil até 2016, quando passou a dedicar-se ao site Direto da Ciência, com foco nas decisões políticas, nos bastidores, nos conflitos internos e na exposição de temas de interesse público que, em geral, permanecem em nível restrito nos círculos acadêmicos e nos meios governamental e não governamental, entre eles, as publicações acadêmicas que, segundo ele dizia, “desrespeitavam padrões científicos de qualidade”.

Tuffani também foi professor convidado do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo Científico (Labjor), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).

Em nota, a equipe do Jornal da Unesp se despediu do ex-editor. “Todos da equipe do Jornal da Unesp estão desolados pela partida do nosso querido amigo, jornalista e editor-chefe, Maurício Tuffani, na manhã do dia 31 de maio de 2021, aos 63 anos de idade”, escreveu. “Tuffani era um dos mais respeitados jornalistas de ciência do Brasil, um intelectual, além de um excelente colega de trabalho. Fará muita falta. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos.”

Jornal da Ciência