SBPC lamenta morte de José Monserrat Filho

Sócio da SBPC desde 1977, o jornalista e especialista em Direito Espacial coordenou a Comunicação da entidade por muitos anos, onde dirigiu a revista Ciência Hoje e o Informe SBPC, embrião do Jornal da Ciência

whatsapp-image-2024-01-02-at-09-26-31A SBPC lamenta a perda do querido José Monserrat Filho, que durante anos dirigiu nossa comunicação, sendo responsável por vários veículos de divulgação das nossas causas. Nascido em Porto Alegre, em setembro de 1939, começou a estudar filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas na década de 1960 seguiu para Moscou, onde obteve um mestrado em Direito Internacional, ao mesmo tempo que iniciava uma dedicação de toda a vida às questões espaciais. Monserrat faleceu na manhã do último sábado, 30 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Filiou-se à SBPC em 1977, participando de sucessivas reuniões anuais e assumindo, em 1984, a direção de Comunicação da revista Ciência Hoje, que tinha sido lançada pela SBPC. Na mesma década, sempre em estreita associação com Ennio Candotti, iniciaria o Informe da SBPC, embrião do Jornal da Ciência, que saiu em papel e depois no formato diário de newsletter que é o seu atual.

Mesmo depois de deixar a Comunicação da SBPC para dirigir a Assessoria de Cooperação internacional do Ministério da Ciência e Tecnologia (em 2007), sempre contribuía nas reuniões nas quais participava e nas assembleias de sócios. Chefiou, ainda, de 2011 a 2015, a Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira – AEB. Nos últimos anos, ele se dedicou a escrever artigos sobre Direito Espacial para o site da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial – SBDA e também ao Jornal da Ciência.

Ele se foi junto com Ennio, seu grande parceiro na SBPC, cuja perda pranteamos no começo do mês de dezembro. Deixa sua esposa, Ruth Monserrat, antropóloga, linguista e militante de direitos indígenas, e seu filho, José Monserrat Neto, a quem expressamos nossos pêsames.

Diretoria da SBPC