SBPC lamenta morte de Lisete Arelaro

Pedagoga e doutora em educação, a professora emérita da Faculdade de Educação da USP era sócia da entidade desde 2011

WhatsApp Image 2022-03-14 at 08.18.18A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta a morte de Lisete Regina Gomes Arelaro, professora emérita da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), que morreu na noite de sábado (12). Ela era sócia da entidade desde 2011.

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1966), Arelaro tinha especialização em Administração Escolar (PUCC/1968), mestrado em Filosofia e História da Educação (1980) e doutorado em Educação (1988), ambos pela FE da USP.

A pedagoga foi diretora de escola nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do Prof. Paulo Freire na secretaria municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e foi secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP 1993/96 e 2001/02. Foi também diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014), presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (FORUMDIR – 2012/2014) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA – 2015/2017).

Em 2018, ela concorreu ao governo de São Paulo na chapa com o candidato a vice, Maurício Costa. À época, ela recebeu 507 mil votos (2,51%), ficando em oitavo lugar nas eleições.

“Com trajetória plural, transitando em todos os segmentos da educação brasileira, Lisete teve atuação destacada na academia e na administração pública, sempre envidando seus esforços no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao ensino, abrangendo a educação infantil, o financiamento da educação e a municipalização do ensino, incluindo estudos sobre a obra de Paulo Freire, com quem trabalhou”, afirma a Reitoria da USP em nota.

Em nota de pesar, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) afirma que Lisete Arelaro foi “uma professora que se tornou inspiração para seus(as) estudantes e orientandos(as), pela sua generosidade e comprometimento político com a educação, compromisso esse que se traduzia na luta política incansável, aguerrida, coerente e profundamente respeitosa. Era uma pessoa generosa, alegre, espirituosa, doce, o que não diminuía seu engajamento na luta por uma sociedade mais justa e por educação de qualidade para todas as pessoas. Um exemplo de guerreira”, afirma no documento.

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) afirma que a professora Lisete era “grande mestra da educação brasileira, incansável na luta pela justiça social e pela democracia. Demonstrou a sua bravura e externou ser figura humana muito especial em todos os momentos de sua trajetória, seja como acadêmica, militante ou política, vertentes que se entrelaçavam na sua atuação na sociedade, sobretudo no campo educacional”, afirma em nota.

A SBPC se solidariza aos amigos, familiares e entes queridos de Arelaro nesse momento de tristeza.

Jornal da Ciência