SBPC lamenta morte do filósofo e matemático Newton da Costa

Amplamente reconhecido por sua contribuição pioneira à lógica paraconsistente, o professor foi homenageado pela UFPR, universidade onde ele se formou e lecionou por mais de uma década, na 75ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2023
newtoncosta-300x198
Foto: Divulgação/GGN

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do eminente matemático, lógico e filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, aos 94 anos, na noite dessa terça-feira, 16 de abril. Nascido em Curitiba em 1929, o professor Newton da Costa destacou-se como uma das maiores autoridades mundiais nos campos das Filosofia da Ciência e da Matemática, sendo amplamente reconhecido por sua contribuição pioneira à lógica paraconsistente.

Graduado em Engenharia Civil e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também se tornou professor catedrático em 1964, Newton da Costa dedicou quatorze anos à docência nesta instituição, moldando mentes na área de Análise Matemática e Análise Superior. Depois, foi também professor titular na USP e na Unicamp. Sua carreira foi igualmente marcada por significativas passagens como professor visitante e pesquisador em prestigiadas universidades ao redor do mundo, incluindo instituições na América Latina, Estados Unidos, Europa e Austrália.

Seus temas de interesse incluíam lógica, fundamentos da matemática e filosofia da ciência. Seu trabalho revolucionário na lógica paraconsistente desafiou o princípio clássico da não contradição ao provar que é possível a coexistência de contradições dentro de sistemas lógicos. Em entrevistas concedidas para diversos veículos, o filósofo dizia que queria ser lembrado por sua independência de espírito e autocrítica.

Em julho de 2023, a UFPR prestou homenagem ao seu professor e ilustre pensador durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, ressaltando sua influência duradoura na academia e além. Conhecido por ser um dos cinco matemáticos brasileiros de maior projeção internacional, seus trabalhos foram amplamente citados em estudos pelo Brasil e pelo mundo. Newton da Costa também exerceu uma vasta influência por meio de seus muitos alunos, orientandos e colaboradores.

“O professor Newton da Costa era de uma área muito diferente da minha, por ele ser um dos maiores nomes mundiais da lógica, enquanto eu lido com a ética e filosofia política. Mas o convívio com ele sempre foi muito enriquecedor, sendo, além de um grande intelectual, uma pessoa de forte solidariedade humana e que apoiava as ações que dentro do departamento eu e outros conduzimos”, declara Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC.

A SBPC estende suas mais sinceras condolências à família, amigos e colaboradores do professor Newton da Costa. Seu legado e suas ideias continuarão a inspirar e a influenciar gerações futuras.

SBPC