SBPC-MG homenageia Tomaz Aroldo da Mota Santos

Reitor da UFMG de 1994 a 1998 e presidente da Andifes entre 1997 e 1997, sua trajetória é marcada pela luta antirracista nas universidades públicas e fora delas. Santos faleceu nessa quinta-feira, 18 de junho, aos 76 anos

Leia a nota de pesar da SBPC-MG:

Grande Tomaz Aroldo da Mota Santos!

Foto: Foca Lisboa/UFMG
Foto: Foca Lisboa/UFMG

Perdemos hoje, e perdemos muito! Deixou-nos um colega e professor que, durante décadas, exerceu notável liderança de várias gerações de intelectuais e ativistas. Foi, é, e continuará sendo, um símbolo das complexas e difíceis lutas que se travaram no país nas últimas 6 décadas que buscaram aproximar a universidade das necessidades da população mais pobre no país. Dentre estas lutas, não se pode esquecer o seu lugar de destaque na luta antirracista na universidade e fora dela.

Nele, dos companheiros mais ou menos próximos aos adversários políticos, todos reconhecemos um exemplar comportamento político e intelectual nas lides universitárias, da sala de aula e do laboratório ao mais alto posto da administração universitária – o de Reitor da UFMG.

Neste momento difícil e, às vezes, dramático pelo qual passamos, farão falta as suas particulares perspicácia, sensibilidade e amabilidade nas análises realizadas e nos encaminhamentos propostos para a luta democrática.

Viver o luto, e passar deste à memória, é um trabalho ao qual teremos que nos empenhar nos próximos tempos para continuar reconhecendo a sua presença sempre cativante, alegre e criativa entre nós!

SBPC-MG