SBPC parabeniza nova presidente da AAAS

Claire Fraser iniciou seu mandato de um ano na entidade coirmã da SBPC nos EUA no dia 17 de fevereiro. Em carta, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, destacou o reconhecimento da entidade estadunidense aos cientistas brasileiros ao homenagear Ricardo Galvão e Carlos Nobre com o Prêmio AAAS de Diplomacia Científica

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou uma carta à nova presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), Claire Fraser, parabenizando pela eleição para liderar a entidade coirmã da SBPC nos EUA e ressaltando a importância da homenagem aos cientistas brasileiros Ricardo Galvão e Carlos Nobre, que receberam o Prêmio AAAS de Diplomacia Científica.

Na carta, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, também reforça a importância das entidades científicas das Américas e Caribe estreitarem relações, por meio do apoio à Associação Interciencia e, também, de um maior intercâmbio das duas entidades, SBPC e AAAS.

Claire Fraser iniciou seu mandato de um ano como presidente da AAAS no dia 17 de fevereiro, posição que será seguida por outro mandato de um ano como presidente do Conselho de Diretores da entidade.

Um dos focos de sua gestão será ajudar a formular uma visão estratégica do século 21 para a organização. Mas, segundo a cientista, um papel essencial da AAAS, enquanto representante da comunidade científica, será concentrar esforços para reverter o negacionismo científico entre o público geral e mostrar como a ciência pode ajudar em questões importantes do mundo, como as mudanças climáticas, segurança alimentar e hídrica e doenças infecciosas emergentes.

Fraser é microbiologista, especialista em medicina genômica. Formada em Biologia e doutora em Farmacologia, já publicou mais de 300 artigos científicos, teve mais de 50 mil citações e ganhou dezenas de prêmios por suas pesquisas. É professora e diretora do Instituto de Ciências Genômicas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Veja a carta traduzida abaixo:

Prezada professora Fraser,

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la por sua eleição como presidente da AAAS neste ano.

Em segundo, estamos extremamente contentes em saber que Carlos Nobre e Ricardo Galvão foram agraciados com o Prêmio AAAS 2021 de Diplomacia Científica. Ambos são cientistas de destaque no Brasil, membros de nossa SBPC, com uma visão abrangente sobre os problemas que afetam o Brasil e todo o mundo.

Este prêmio da AAAS é o reconhecimento e confirmação de seus trabalhos pela ciência brasileira e nós, como entidade coirmã da AAAS no Brasil, gostaríamos de ressaltar a importância deste prêmio para toda a comunidade científica brasileira, ao promover às gerações mais jovens a importância da C&T para o desenvolvimento do país.

Ao mesmo tempo em que lhe desejamos uma administração muito frutífera, gostaríamos de ter AAAS engajada nos esforços comuns para apoiar a Associação Interciencia em sua nova fase, que precisa de assistência para todas as Sociedades da ALC.

Ficaremos também contentes de saber se você e sua equipe têm planos de estabelecer uma cooperação mais estreita entre nossas sociedades.

Atenciosamente,

 

Ildeu Moreira

Presidente

SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

 

SBPC