SBPC participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília

Edição em Brasília será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Evento está aberto até domingo (21)

Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do País são objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com o apoio de empresas, órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, sociedades científicas, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais de todos os estados. Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT deste ano tem como tema  a “Ciência para a redução das desigualdades”, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A 15ª SNCT começou nesta segunda-feira (15). Em Brasília, a feira está distribuída por 40 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e vai abrigar 71 estandes com atividades de popularização da ciência promovidas por 80 instituições, dentre elas a SBPC. A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem o espaço até domingo (21). No local, a SBPC realiza uma exposição em comemoração aos seus 70 anos de fundação – com o resgate do lado histórico da entidade, sua importância para a organização da comunidade científica, o avanço científico e o fortalecimento da democracia brasileira.

Os visitantes também podem conhecer o projeto Sirius – um acelerador de partículas em construção no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O Sirius vai funcionar como um enorme raio X capaz de enxergar até as menores partes da matéria. Trata-se do principal projeto da ciência brasileira, que vai colocar o país na fronteira do desenvolvimento de pesquisas em diferentes segmentos, como nanotecnologia e engenharia de materiais.

Veja a relação das atividades programadas por todo o País no site oficial. Uma das novidades da Semana é um aplicativo com a programação e as estatísticas em tempo real das atividades cadastradas. O sistema será disponibilizado gratuitamente, e é compatível com as plataformas Android e iOS.

 

Jornal da Ciência com informações do MCTIC