SBPC-PE manifesta solidariedade à professora Érika Suruagy

“Por entender que a iniciativa partiu de um coletivo, e não de uma única pessoa, e dentro da premissa de que numa democracia, o direito de expressão individual ou coletivo deve ser respeitado, assim como o deve ser a Constituição Federal brasileira, reiteramos nosso repúdio a todo e qualquer ato de intimidação”

NOTA DE SOLIDARIEDADE A PROFESSORA ÉRIKA SURUAGY

A Sociedade Brasileira para o Progresso-SBPC- Regional de Pernambuco, diante dos seus princípios democráticos, vem prestar sua solidariedade à Profa. Érica Suruagy da Aduferpe, que foi intimada para depor na Polícia Federal, em inquérito criminal aberto, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, em função da colocação de outdoors no Estado de Pernambuco, constando a sua imagem de capuz e foice, como é representada a figura da morte, no expositor, trazendo as frases: “O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por Covid-19”. Continha também a expressão #ForaBolsonaro e outra frase “Defenda a Educação Pública e o SUS”.

Observa-se ainda que o outdoor foi patrocinado por um pool de associações sindicais e não exclusivamente pela professora Érika, por iniciativa individual e que ainda assim seria legítimo. A professora está sendo injustamente investigada pelo crime de injúria, descrito no Artigo 140 Código Penal como “ofender a dignidade ou o decoro de alguém”. Por entender que a iniciativa partiu de um coletivo, e não de uma única pessoa, e dentro da premissa de que numa democracia, o direito de expressão individual ou coletivo deve ser respeitado, assim como o deve ser a constituição federal brasileira, reiteramos nosso repúdio a todo e qualquer ato de intimidação.

Considerando ainda, o número atual de mortes desta pandemia ultrapassando 279 mil, a SBPC-PE manifesta-se contrária às ações do negacionismo científico, a serem superadas nesta fase descontrolada da enorme crise sanitária que atinge o Brasil, e defende a vida e a livre expressão científica, cultural ou artística dos integrantes da comunidade universitária.

Endossam essa nota de solidariedade e apoio a Profa. Érika Suruagy, os Conselheiros da SBPC, também professores da UFRPE e UFPE.

Recife, 19/03/2021

Secretaria Regional da SBPC-PE

Conselheiros da SBPC do Estado de Pernambuco