SBPC promove em São Paulo debate com o candidato Ciro Gomes sobre políticas para CT&I

Nesta terça-feira, 18 de setembro, o candidato irá à sede da SBPC responder perguntas da comunidade científica

O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, estará na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Paulo, amanhã, terça-feira, 18 de setembro, para responder às perguntas da comunidade científica sobre os planos para CT&I, caso seja eleito. O evento contará com a participação de representantes de sociedades científicas associadas e reitores das universidades e de institutos de pesquisa paulistas. A sessão será realizada das 10h às 12h.

O evento é parte da série “Debate com os presidenciáveis”, que teve início durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió, em julho. Com base na pesquisa Datafolha, divulgada no mês de junho, a SBPC convidou os três pré-candidatos com maior intenção de voto, na época, para falar sobre seus programas e, especificamente, responder às perguntas sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Nesta semana, a SBPC reiterou o convite aos candidatos, para irem à sua sede participar do debate com a comunidade científica. As participações confirmadas serão amplamente divulgadas pela entidade.

O debate desta terça-feira terá como base as proposições reunidas no caderno “Políticas Públicas Para o Brasil que Queremos”, que a SBPC enviou para todos os candidatos, tanto do Executivo quanto do Legislativo. A publicação é resultado do ciclo de seminários temáticos realizado no primeiro semestre de 2018.

Entre os pontos críticos levantados na publicação está o fim da Emenda Constitucional 95, que estabelece o teto de gastos públicos nos próximos 20 anos. Outra demanda em comum foi a retomada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com viés exclusivo para a área, voltando à composição ministerial sem a pasta de Comunicações. Além desses dois itens, a cobrança pelo fim dos contingenciamentos em Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, bem como a necessária recuperação dos investimentos em CT&I ao valor máximo atingido na última década, estão entre as demandas da comunidade científica para o próximo governo.

Observatório das Eleições

A SBPC lançou na última semana o site “Observatório das Eleições 2018”, que reúne propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições, caso sejam eleitos.

O Observatório das Eleições 2018, o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com toda a comunidade científica nacional ao longo do primeiro semestre sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde.

A sessão “Compromisso dos Candidatos” é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Ao concordar com as proposições que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. A SBPC divulgará no Observatório o nome dos candidatos que concordarem com eles, sem menção a partidos.

Para os candidatos à Presidência da República, o Observatório publicará as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Serviço:

Debate com presidenciáveis – Ciro Gomes

Data: 18/09/2018 (terça-feira), a partir das 10h

Local: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Rua Maria Antônia, 294, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo

 

Jornal da Ciência