SBPC realiza cerimônia de entrega do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Evento virtual será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, às 10h30, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro. Nesta edição serão premiadas Mulheres cientistas

Evento virtual será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, às 10h30, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro. Nesta edição serão premiadas Mulheres cientistas

SBPC_Prêmio Ciência & Mulher_cerimônia virtual_v2A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, no dia 11 de fevereiro, a cerimônia virtual de entrega do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição contempla a categoria Mulheres cientistas. A cerimônia virtual será aberta, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube a partir das 10h30, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Nesta edição, a SBPC irá oferecer a cada vencedora um troféu e um prêmio de R$ 10 mil, além de passagem aérea e hospedagem para que elas participem de um painel durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, que este ano será realizada na Universidade de Brasília (UnB).

O evento contará com a participação das agraciadas desta edição: Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi a vencedora na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Participarão também da cerimônia de entrega o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, representantes da farmacêutica Allergan Aesthetics, uma empresa AbbVie, e da Oxíteno, que patrocinam o evento, e as integrantes da comissão julgadora, que vão falar sobre o processo de escolha das vencedoras e a importância desta iniciativa. São elas: Fernanda Sobral e Miriam Grossi, respectivamente, vice-presidente e diretora da SBPC; Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp e presidente da Academia de Ciências do Estado de SP; Lucile Maria Floeter Winter, presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia; Valderez Pinto Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Geoquímica; e Debora Foguel, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Conselho da SBPC.

Segundo Janine Ribeiro, a entidade vai oferecer parte da premiação em dinheiro graças ao patrocínio recebido nessa edição. “Nós consideramos que é muito importante este envolvimento do setor empresarial, principalmente no prestígio à ciência. Espero que este prêmio – que leva o nome da nossa saudosa Carolina Bori, que foi uma cientista destacada e batalhadora em prol da ciência – seja um incentivo para que outras mulheres sejam reconhecidas e que mais meninas ingressem nesse mundo”.

O presidente da SBPC também ressalta que o Prêmio Carolina Bori é o reconhecimento do trabalho de mulheres cientistas, já que a participação delas tem crescido ao longo século 20 e 21. “Um exemplo disso é o reconhecimento de Marie Curie, que junto com seu marido compõe o nome de uma rua em Paris, o que considero simbólico como inclusão das mulheres na ciência. E, a cada dia temos mais cientistas importantes, tanto que em breve iremos comemorar o centenário do nascimento de duas grandes é pesquisadoras brasileiras: Joanna Döbereiner e Berta G. Ribeiro”, afirma.

A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, também reforça a importância da parceria e patrocínio de empresas, principalmente as que têm responsabilidade social, critério relevante para a SBPC, que mostra o quanto é importante chamar a atenção para a ciência e para o papel das mulheres na construção do conhecimento científico. Destaca também que “a pandemia revelou ainda mais a importância da ciência e das cientistas, pois muitas delas participaram ativamente tanto no Brasil como no exterior seja no sequenciamento genético do vírus, seja em outros aspectos biológicos e medicinais, além da análise dos impactos sociais e econômicos. Também tem tido relevância na divulgação da ciência”, afirma. “Acho que a nossa querida Carolina Bori deve estar muito feliz com nossas mulheres cientistas, complementa.”

Nesta edição, a SBPC recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. Do total de indicadas, 11 foram na área de Humanidades, 11 na área de Biológicas e Saúde e 13 de Engenharias, Exatas e Ciência da Terra. Das 35 Sociedades Afiliadas que indicaram, 16 contam com presidentes mulheres.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Esta terceira edição premia “Mulheres cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC — que já teve três mulheres presidentes e hoje conta com uma maioria feminina em sua diretoria — criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas e mulheres a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, em que tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.

Serviço:

Cerimônia virtual de entrega do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Data: 11 de fevereiro de 2022, às 10h30

Local: Canal da SBPC no YouTube

SBPC