SBPC realiza Reunião Regional no DF

O evento acontece entre os dias 25 e 28 de outubro, integrado à 17ª Semana Universitária da UnB (SemUni), nos campi de  Planaltina, Ceilândia e Brasília

A SBPC realiza entre os dias 25 e 28 de outubro sua Reunião Regional no Distrito Federal nos campi da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina, Ceilândia e Brasília. O evento é integrado à 17ª Semana Universitária da UnB (SemUni), cujo tema é Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência.

A SemUni é um evento tradicional da Universidade de Brasília, coordenado pelo Decanato de Extensão (DEX). Realizado anualmente, busca divulgar a produção acadêmica, cultural,  tecnológica e artística e promover a integração e a troca de conhecimentos, saberes e tecnologias com a sociedade do Distrito Federal e entorno. Segundo a UnB, o evento reúne mais de 10 mil alunos, professores, servidores e comunidade em geral em palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições, todos gratuitos e abertos ao público.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Durante o evento, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas, além dos minicursos, voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino básico, médio e técnico, além de professores do ensino superior e interessados em geral. As atividades contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.

As conferências e mesas-redondas ocorrerão nos dias 25, 26 e 27 de outubro, entre quarta e sexta-feira. As atividades abordarão temas como a Base Nacional Comum Curricular, ensino médio, história da ciência no ensino básico, educação em matemática, educação e democracia em tempos de crise, feiras de ciências, reforma do ensino médio e o ensino da sociologia, biodiversidade em números, arboviroses, valores humanos como proteção da vida, entre outros.

Os minicursos, por sua vez, serão realizados nos dias 26 e 27 e terão carga horária de 4h e cobrirão assuntos de ciência para a educação básica, como DNA, botânica, matemática, saúde pública, astronomia, química, entre outros.

Durante a Reunião também serão exibidos filmes de divulgação científica do programa Ver Ciência.

No sábado, 28 de outubro, o dia será dedicado às crianças e familiares da comunidade, com  atividades científicas do caminhão do Museu Itinerante Ponto UFMG, que estará também nos dias 26 e 27/10 no campus.

A programação oficial será divulgada no dia 11 de outubro, próxima quarta-feira, e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 13, sexta-feira, pelo site da UnB.

Jornal da Ciência