SBPC realiza Virada da Independência

Evento, que contará com a participação das Sociedades Afiliadas e Secretarias Regionais da entidade, será realizado de 6 a 7 setembro

Virada da Independência_03_versão final (1)Com o objetivo de iniciar as discussões e comemorações dos 200 anos da Independência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza a “Virada da Independência”, da noite do dia 6 de setembro até o final da tarde do dia 7, quando se completará mais um aniversário do grito do Ipiranga. As atividades online estarão disponíveis no portal da SBPC e no canal da entidade no Youtube.

Uma série de atividades deverá compor a programação, que será divulgada nos próximos dias. Para tanto, as mais de 160 Sociedades Afiliadas foram convidadas a gravar vídeos com pesquisadores que discutam questões como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional e se o Brasil é um país soberano e independente.

As Secretarias Regionais da SBPC também foram convidadas a debater questões como se deu a independência em seu Estado ou Região – como foi, o que a marcou, o que merece ser salientado?

Para Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a Virada da Independência busca consagrar a celebração de algo tão importante que é a Independência. Ele também afirma que será uma ótima oportunidade para deixar claro como a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação, a cultura, a saúde, o meio ambiente e a inclusão social, que a SBPC defende e apoia, são decisivos para a construção de um Brasil soberano.

Janine Ribeiro afirma ainda que o evento será uma ótima oportunidade para olharmos para o passado, compreendermos o presente e pensarmos o futuro. “Nós queremos debater o assunto para torná-lo mais conhecido porque para muitas pessoas a ‘Independência’ foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’, a independência de um país que já se chamava Brasil e que deixou apenas de ser colônia, quando não é verdade. Eram duas colônias – Brasil e Grão-Pará -que se uniram somente após essa independência. Sem contar que o Acre só foi incorporado ao Brasil quase 100 anos depois. Por isso, queremos mostrar a construção desse Brasil, resultado de várias batalhas nos mais diferentes lugares, como, por exemplo, a Batalha de Jenipapo (um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, em 13 de março de 1823 às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí), as lutas na Bahia e todos os problemas regenciais. Queremos também abrir uma discussão da construção desse país, dos problemas deixados e o que falta para nos tornarmos totalmente soberanos”, afirma.

As informações atualizadas sobre a programação serão divulgadas pela SBPC no JC Notícias e em suas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram. 

SBPC