SBPC se manifesta contra perda de recursos para a pasta de C,T&I

A presidente da SBPC enviou uma carta ao deputado Miguel Corrêa (PT-MG), relator geral do PLOA, solicitando que substitua as fontes vinculadas ao FNDCT destinadas ao programa CsF por fonte do Tesouro Ordinário.
São Paulo, 13 de dezembro de 2013
SBPC-148/Dir.
Exmo. Senhor
Deputado MIGUEL CORRÊA
Relator Geral da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) – PLN 9/2013 – Comissão Mista de Orçamento
Senhor Deputado,
Nos últimos dez anos o Brasil teve grandes avanços no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Tais avanços foram alcançados graças ao investimento em CT&I. Este ano o orçamento põe em risco importantes iniciativas voltadas para esta área, em função da diminuição dos recursos destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em cerca de R$ 38,6 milhões em 2014, e da destinação de quase R$ 1 bilhão, cerca de um terço do total dos recursos do FNDCT, ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
A SBPC, seus sócios, e as sociedades científicas associadas, são totalmente favoráveis ao programa Ciência sem Fronteiras, e têm se manifestado nesse sentido. No entanto, este programa não pode, para garantir sua existência, utilizar os recursos do FNDCT, pois impactará sobremaneira o desenvolvimento da pesquisa no país. O FNDCT é a principal fonte de financiamento do CNPq e da Ciência, que alimenta editais e programas de pesquisa.
Solicitamos a Vossa Excelência, como relator geral do PLN 9/2013, que substitua as fontes vinculadas ao FNDCT destinadas ao programa Ciência sem Fronteiras por fonte do Tesouro Ordinário e que esses mesmos recursos sejam alocados dentro do orçamento do FNDCT, liberando desta forma os investimentos diretos em CT&I em andamento no país.
Cordialmente,
HELENA BONCIANI NADER
Presidente SBPC