SBPC se manifesta sobre processo de escolha de diretor do INPA

“Por princípio, a SBPC entende que é fundamental distinguir o debate científico, que é legítimo, de acusações infundadas com o objetivo de prejudicar a participação de qualquer candidato em um processo democrático”, escreve a Diretoria da entidade, em nota divulgada nesta segunda-feira, 14 de agosto

Leia a manifestação na íntegra:

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem a público manifestar solidariedade ao professor Henrique Pereira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), candidato à direção do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), ante a campanha difamatória que vem sendo realizada contra o seu nome. Não se trata de apoiar esta ou qualquer outra candidatura, pois a SBPC defende o processo de seleção a partir de um Comitê de Busca, baseado em critérios acadêmicos.

Trata-se de repudiar o uso político, neste momento de eleições no INPA, extrapolando o desejável debate no campo científico, para influenciar incorretamente o resultado da escolha pelo Comitê de Busca.

Por princípio, a SBPC entende que é fundamental distinguir o debate científico, que é legítimo, de acusações infundadas com o objetivo de prejudicar a participação de qualquer candidato em um processo democrático.

São Paulo, 14 de agosto de 2023

Diretoria da SBPC

Veja a nota em PDF.