Shellard é tema de webinário da ABC

O evento foi realizado no dia 1º de fevereiro

evento-abc-shllardHumanista. Inspirador. Defensor da ciência. Amigo. Estes foram alguns dos adjetivos mais ouvidos dia 01/02, durante a 50ª edição dos Webinários da Academia Brasileira de Ciências (ABC), dedicado à memória de Ronald Cintra Shellard, ex-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), falecido no dia 07/12/2021, aos 73 anos.

Promovido em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento convidou amigos, familiares e colegas de trabalho para homenagear as diferentes faces do físico. Luiz Davidovich, Presidente da ABC, falou sobre o Shellard seu perfil como Acadêmico; Carlos Escobar, Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trouxe sua visão do Cientista e Físico; Márcio Portes de Albuquerque, Diretor em exercício do CBPF, apresentou a face Gestor; Ildeu de Castro Moreira, Presidente de Honra da SBPC, o Divulgador; Ulisses Barres de Almeida, Pesquisador associado do CBPF, o Mentor; e Eduardo Barreto, Sócio gestor da São José Fincorp, o Shellard Amigo.

A abertura do webinário foi apresentada por Davidovich e Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. Janine destacou a curiosidade incessante de Shellard, que o fez um cientista de “grandes perguntas”. Davidovich, por sua vez, declarou que “perdemos um grande herói da luta pela ciência, tecnologia e inovação no país”.

Escobar, amigo há mais de 50 anos do homenageado, apresentou a carreira do físico, com destaque à sua colaboração no experimento DEtector with Lepton, Photon and Hadron Identification (DELPHI) iniciada em 1988 e que, segundo ele, “abriu as portas para uma futura e intensa participação brasileira no grande colisor hadrônico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN)”.

 

O diretor em exercício do CBPF, Albuquerque iniciou sua fala lembrando o amor que Shellard tinha por sua família (pelos filhos e esposa) e por seu cão Isaac Newton, o Zeca. Albuquerque destacou também seu perfil questionador e a visão sistêmica que ele tinha sobre ciência e tecnologia, onde pesquisadores, professores, tecnologistas, técnicos e gestores são igualmente relevantes para o bom funcionamento do Sistema de C&T de um país.

Moreira destacou o perfil de luta na defesa da ciência e tecnologia, além de apresentar o empenho de Shellard em divulgar ciência para a sociedade. Barres ressaltou a atitude propositiva e construtiva com que o físico levava seu dia a dia. Sempre generoso e transparente, valorizava a comunidade e foi referência como líder em colaborações internacionais. Sobre seu legado, Barres disse que “a vida do Ron deixa dois testemunhos principais para mim: primeiro, que a nossa vida vale mais se ela é despendida com coisas grandes; e que fazer isso com intenções generosas é o caminho que mais naturalmente nos leva ao objetivo elementar – e que no entanto sempre parece nos escapar – que é ser feliz”.

Barreto, amigo de Shellard desde os seis anos, concluiu os depoimentos da homenagem, destacando sua inclinação precoce para a física, relatando iniciativas importantes que compartilharam – como a busca de fornecedores e verbas para o projeto do Observatório Pierre Auger. “O Rony era uma pessoa firme, obstinada nos objetivos que ele tinha e mais do que tudo, um grande amigo”, concluiu.

“Nestes tempos difíceis, o humor e a irreverência são grandes armas (…) Vamos lembrar deste aspecto do Ronald. Vamos cultivar este humor e irreverência, precisamos muito disso nos dias de hoje”, avaliou Davidovich em sua fala de encerramento.

Saiba mais:

Canal ABC: https://www.youtube.com/watch?v=iON7IuPPnlg

MCTI