Reportagem sobre a 66ª. Reunião Anual da SBPC

A presidente da SBPC, Helena Nader, reiterou as novidades científicas que serão apresentadas na 66ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, na próxima semana, de terça-feira (22) a domingo (27/07). Em entrevista ao programa JC Debate da TV Cultura, na quinta-feira (16/07), Helena destacou o Dia da Família na Ciência que fará parte da programação da Reunião Anual da SBPC pela primeira vez.
Expectativa é atrair famílias para o evento que deve reunir entre 3 mil e 4 mil cientistas nacionais e internacionais
A presidente da SBPC, Helena Nader, reiterou as novidades científicas que serão apresentadas na 66ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, na próxima semana, de terça-feira (22) a domingo (27/07). 
Em entrevista ao programa JC Debate da TV Cultura, na quinta-feira (17/07), Helena destacou o Dia da Família na Ciência que fará parte da programação da Reunião Anual da SBPC pela primeira vez. O link para a entrevista na integra está disponível em http://tvcultura.cmais.com.br/jcdebate/videos/jc-debate-sobre-a-amazonia-17-07-2014
A ideia é mostrar para sociedade o que é a Ciência. Isso porque, de modo geral, as pessoas não ligadas à área científica não entendem o que é a Ciência de fato, e o como ela está presente em grande parte das atividades humanas.
Para tanto, serão realizadas palestras com cientistas nacionais e internacionais, atividades e experimentos científicos didáticos a fim de aproximar a Ciência ao cotidiano das pessoas. Por exemplo, Helena destacou que serão apresentados experimentos sobre DNA comparando-o a um código de barras utilizado em supermercados.   
A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas participem do evento diariamente, dos quais  entre 3 mil e 4 mil cientistas nacionais e internacionais.  
Na entrevista, Helena discorreu sobre o papel da SBPC na luta por políticas públicas para Educação e Ciência. Ela lembrou que a instituição foi criada há 66 anos – motivo pelo qual se trata da 66ª Reunião Anual da SBPC – após a segunda Guerra Mundial, momento em que se discutia como a Ciência poderia melhorar as condições de vida da sociedade.
Na mesma entrevista, Jean Ometto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), falou sobre o tema central da Reunião Anual da SBPC no Acre “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Ao destacar que a SBPC representa a comunidade científica em diversos níveis, falou também do desafio de mostrar como a ciência pode se aproximar da sociedade. Citou por exemplo a atuação do Inpe no lançamento de satélites e monitoramento sobre o desmatamento da Amazônia. 
(Jornal da Ciência)