Um grande aprendizado

Nova edição do Jornal da Ciência impresso traz um balanço da experiência de migrar a 72ª Reunião Anual da SBPC para ambiente virtual em ano de pandemia e isolamento social. A publicação está disponível em PDF para download gratuito no site da SBPC

capa_jc_791A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é um evento histórico, não apenas para a comunidade científica. Em seus anais, há registros, fatos, fotos e documentos que marcaram a história do Brasil e de seu desenvolvimento educacional, científico e tecnológico.

Realizada ininterruptamente há sete décadas, a RA é um megaevento que consome dois anos para sua organização, demandando um enorme trabalho das equipes, tanto da SBPC, quanto das universidades onde é realizada. A edição 72 da reunião estava programada para acontecer em julho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Em março, toda a grade de mesas redondas, painéis e conferências estava pronta, conferencistas e palestrantes convidados e confirmados, quando veio a pandemia do novo coronavírus e uma preocupação compartilhada com milhões de pessoas de mantermos distância física uns dos outros para evitar a disseminação da covid-19.

A pequena, porém, brava equipe da SBPC não se intimidou e, em pouco tempo, reinventou a 72ª RA, migrando-a para o ambiente virtual. O resultado foi muito acima do esperado. As atividades somaram mais de 123 mil visualizações e alcançaram mais de meio milhão de contas no Youtube. Os vídeos da programação científica tiveram mais de dois mil compartilhamentos durante as semanas de atividades e, como resultado, o canal da SBPC no Youtube ganhou mais de 3.700 inscrições.

Em suma, foi uma audiência surpreendente.

Certamente, o ambiente virtual ainda não substitui o calor e atmosfera entusiasmante dos nossos eventos presenciais. As centenas de crianças e adolescentes com sua alegria e animação que todos os anos lotam os corredores e estandes da SBPC Jovem e Família e auditórios da SBPC Cultural, este ano se dispersaram em suas casas, com seus dispositivos eletrônicos, para acessar a programação online. Mas os mais de 6.500 acessos mostram que estas atividades conseguiram atrair públicos diversos, de todas as regiões e até de outros países. Além disso, o formato virtual possibilitou a participação de artistas e músicos de outras partes do Brasil que, em outras circunstâncias, teriam dificuldade de se apresentar presencialmente.

Com o tema Ciência, Educação e o Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, a 72ª RA trouxe para os debates cientistas, empresários, representantes dos trabalhadores e pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento. Não podemos medir como as pessoas se apropriaram do conteúdo dessas discussões, mas constatamos que houve muito engajamento nos debates, nos chats, com perguntas, com questionamentos. E certamente atingimos um público que possivelmente não poderia comparecer ao evento presencial em Natal (RN). Outra vantagem do formato virtual é que todos os debates estão disponíveis, na íntegra, no canal da SBPC no Youtube e podem ser acessados e compartilhados a qualquer momento.

Nas próximas páginas desta edição do Jornal da Ciência, estão condensados os principais debates e propostas surgidas desse bem-sucedido encontro virtual. O sucesso da 72ª RA, entretanto, não tem como ser motivo para celebração, mas sim para aprendizado, em um ano tão difícil para todos.

A SBPC lamenta profundamente a morte de mais de 180 mil brasileiros atingidos pelo coronavírus e presta solidariedade às famílias dessas vítimas. Também homenageia todos os profissionais que assumiram corajosamente a linha de frente para salvar vidas e buscar saídas para a pandemia. Este ano tão difícil nos ensinou a força que a coletividade e a solidariedade podem ter.

A 73ª edição da reunião já está marcada para acontecer na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esperamos que até lá o mundo e o Brasil tenham conseguido driblar esta que é a maior crise sanitária contemporânea.

Boa leitura e um 2021 melhor para todos nós!

 

Ildeu de Castro Moreira

Presidente da SBPC

 

Fernanda da Fonseca Sobral

Vice-presidente da SBPC

 

A edição completa do Jornal da Ciência está disponível em PDF para download neste link. Acesse!

Jornal da Ciência