Presidente da SBPC participa do programa Vida de Cientista

A presidente da SBPC, Helena Nader, participou esta semana do programa Vida de Cientista, da Univesp TV. Durante a entrevista, ela falou sobre o início de seus estudos, a defesa de seu doutorado e a carreira de cientista. Helena lembrou que sempre teve o espírito curioso, mas a decisão de fazer ciência aconteceu depois de entrar na universidade. Ela explicou que prestou Medicina, mas que entrou na segunda turma do curso de Biomédicas. “Chorei muito, me senti uma pessoa derrotada porque eu queria Medicina. Mas eu devo isso aos meus pais, o meu pai principalmente, que me disse que ao invés de chorar, eu deveria começar o curso para conhecer. Se não gostar, presta de novo vestibular. Mas foi impressionante, as primeiras aulas já me conquistaram, aliás conquistou a turma toda, porque as aulas eram contagiantes. Me encontrei definitivamente. Não me arrependo e faria tudo de novo", disse.
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, participou esta semana do programa Vida de Cientista, da Univesp TV. Durante a entrevista, ela falou sobre o início de seus estudos, a defesa de seu doutorado e a carreira de cientista.
Helena lembrou que sempre teve o espírito curioso, mas a decisão de fazer ciência aconteceu depois de entrar na universidade. Ela explicou que prestou Medicina, mas que entrou na segunda turma do curso de Biomédicas. “Chorei muito, me senti uma pessoa derrotada porque eu queria Medicina. Mas eu devo isso aos meus pais, o meu pai principalmente, que me disse que ao invés de chorar, eu deveria começar o curso para conhecer. Se não gostar, presta de novo vestibular. Mas foi impressionante, as primeiras aulas já me conquistaram, aliás conquistou a turma toda, porque as aulas eram contagiantes. Me encontrei definitivamente. Não me arrependo e faria tudo de novo”, disse.
Com graduação e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quando ainda se chamava Escola Paulista de Medicina, pós-doutora pela Universidade do Sul da Califórnia, o entrevistador lembra que a pesquisadora comanda o grupo que é referência mundial na pesquisa sobre a heparina, polissacarídeo conhecido por sua ação como anticoagulante.
(SBPC)