Veja vídeo da Sociedade Brasileira de Psicologia na série “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade

SBP1

Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) é uma das entidades que atendeu ao convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e participa dos “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, atividade integrante da programação da 74ª Reunião Anual da entidade.

O vídeo traz a história da SBP, entidade que nasceu há 50 anos com o objetivo refletir sobre a formação, preservar a profissão e cuidar da ética no exercício da psicologia. Segundo os depoimentos, os responsáveis pela fundação da entidade foram os alunos, professores e recém-formados das três primeiras turmas do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, do campus de Ribeirão Preto. Em 29 de maio de 1971, eles fundaram a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, que foi sucedida em 1991 pela Sociedade Brasileira de Psicologia.

No vídeo, são citados ainda cientistas que fizeram parte da trajetória da entidade como Reinier Rozestraten, primeiro presidente da SBP, e Carolina Martuscelli Bori, primeira presidente mulher da SBPC e atuante na consolidação da Sociedade Brasileira de Psicologia.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência