A SBPC e a Constituição Brasileira

O livro "A SBPC e a Constituição Brasileira", organizado por Ildeu de Castro Moreira, Bruno de Andréa Roma e Áurea Gil, busca narrar o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na mobilização popular para a construção da Constituição Federal de 1988. Ano de publicação: 2022

sbpc-e-a-constituicao-br_capa_jpgEm um ano de eleição, falar de política se torna algo essencial, principalmente para mostrar como as articulações da sociedade no passado podem incentivar a luta por direitos no Brasil de hoje. É o caso do livro A SBPC e a Constituição Brasileira, organizado por Ildeu de Castro Moreira, Bruno de Andréa Roma e Áurea Gil. Como seu nome sugere, a obra busca narrar o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na mobilização popular para a construção da Constituição Federal de 1988.

A ideia de se fazer uma nova Constituição Nacional, dessa vez construída a partir da participação popular, chegou a aparecer dez anos antes de sua construção nas reuniões anuais da SBPC, e temas como direitos humanos, populações indígenas, educação e ciência foram encabeçados pela entidade.

ACESSE AQUI A PUBLICAÇÃO.