Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019

Dividido em quatro capítulos e com 148 páginas, o livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 é ilustrativo e dá destaque para inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário. Além disso, o livro conta com 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais. Ano de publicação: 2021

capasobralDividido em quatro capítulos e com 148 páginas, o livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 tem organização de Ildeu de Castro Moreira (Presidente da SBPC), Cláudia Linhares Sales (Secretária da SBPC) e Carolina do Areal Barra Diógenes (jornalista); diagramação e designer gráfico de Julião Jr. O livro é ilustrativo e dá destaque para inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário. Além disso, o livro conta com 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.

No primeiro capítulo, o livro faz um resgate histórico sobre o eclipse de Sobral. Os leitores poderão conferir registros fotográficos antigos, como imagens da cidade, dos cientistas e dos equipamentos utilizados no dia do eclipse em 1919, além de recortes de jornais da época.

O segundo capítulo apresenta as principais ações comemorativas que antecederam o centenário do eclipse de Sobral. Destaque para o lançamento do Ano Municipal da Ciência de Sobral, a Reunião Regional da SBPC em Sobral e a I Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Sobral e a Exposição no Congresso Nacional. Nesta parte do livro também é possível ver ações desenvolvidas por entidades parceiras, como o projeto “Ciência Itinerante” do Governo do Ceará, a “I Olimpíada de Física e Astronomia do IFCE” e a exposição “Pelo Céu de Sobral” do Observatório Nacional.

O Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2019, é o grande destaque do terceiro capítulo. Através de belas fotografias, este capítulo narra como aconteceram as palestras, o lançamento do selo comemorativo, o encontro virtual entre as autoridades do Brasil e de São Tomé e Príncipe, a Global Science Opera, o vídeo-mapping na Igreja do Patrocínio e a reinauguração do Museu do Eclipse.

O quarto capítulo é destinado aos depoimentos da comissão organizadora do evento, de pesquisadores nacionais e internacionais que foram convidados para ministrar palestras, além de professores e alunos das escolas públicas do município que apresentaram seus trabalhos na programação. Através desses depoimentos, eles narram suas participações nas atividades comemorativas e explicam a importância da celebração do centenário do eclipse para a ciência brasileira e mundial.

ACESSE AQUI A PUBLICAÇÃO.