Pós-doutorado em matéria condensada na UFABC com bolsa da Fapesp

Instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC).
O que é: Está aberta a inscrição para uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP oferecida pelo projeto “Simulações atomísticas em eletroquímica”, desenvolvido na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André. A pesquisa está inserida na área de simulação computacional de interfaces sólido-líquido e estuda diferentes aspectos de simulações atomísticas de eletroquímica. O bolsista trabalhará com técnicas de dinâmica molecular ab initio e teoria do funcional da densidade.
Local: O candidato deve ter familiaridade com linguagens de programação e sistema operacional Unix, além de fluência em inglês. Os interessados devem enviar e-mail para a coordenadora do projeto, a professora Luana Sucupira Pedroza (l.pedroza@ufabc.edu.br).
Data: Inscrições até 1º de novembro de 2019.
Acesse: Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3145.

Pós-doutorado em geociências com bolsa da Fapesp

Instituição: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo.
O que é: Uma Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp está disponível para o projeto “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis (PDIp)”, que integra o Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa. O projeto é conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. O bolsista selecionado terá como foco a transformação digital do gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito das cidades inteligentes e sustentáveis. O pós-doutorando analisará as mudanças que a transformação digital trará para o atual modelo de gerenciamento de áreas contaminadas do Estado de São Paulo, avaliará e proporá novos modelos de gestão da informação e discutirá a aplicabilidade dos protótipos propostos pelo IPT.
Local: A inscrição deve ser enviada para o Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT, para o e-mail lfreitas@ipt.br, colocando no campo de assunto “Candidatura para vaga de Pós-Doutorado-LRAC”. Devem ser anexados à mensagem uma carta de apresentação, curriculum vitae, histórico escolar da graduação e PDF da dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Data: As inscrições vão até 25 de outubro de 2019.
Acesse: Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3179