Mestrado em Bioinformática na USP com bolsa da Fapesp

Instituição: Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
O que é: Uma oportunidade de mestrado, com bolsa da Fapesp, está disponível no projeto “Avaliação do Impacto de Vírus Emergentes e Reemergentes em Hemoterapia e Transplante de Células-Tronco por Meio de Técnicas Moleculares Avançadas”, conduzido no Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). O bolsista selecionado será responsável pela otimização e implementação de subprojetos para análise do metagenoma viral (filtragem de sequências, alinhamentos e designação taxonômica e montagem de genomas de novo) obtido a partir de plasma de vários grupos de pacientes e hemocomponentes.
Local: Os interessados devem enviar currículo, carta de motivação e uma recomendação para a secretaria do setor de pesquisa do Hemocentro de Ribeirão Preto (carmen@hemocentro.fmrp.usp.br) mencionando "Mestrado_FAPESP_Slav" e com cópia para o responsável (svetoslav.slavov@hemocentro.fmrp.usp.br).
Data: As inscrições devem ser feitas até 20 de dezembro de 2018.
Acesse: Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/2475.

Institutos Max Planck oferecem vagas de doutorado e pós-doutorado

Instituição: Institutos Max Planck da Alemanha.
O que é: Os institutos Max Planck da Alemanha abriram vagas para cursos de doutorado e estágios de pós-doutorado, conforme convocatória anunciada para a América Latina. São 35 vagas nos grupos de pesquisa dos institutos e das Escolas Doutorais de Pesquisa Max Planck, que têm demanda para incorporar pessoal para o desenvolvimento de projetos específicos. As vagas estão disponíveis nas seguintes áreas de conhecimento: Medicina, Biologia, Física, Astronomia, Astrofísica, Biologia Celular, Genômica, Ciências da Vida, Genética, Engenharia Química, Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Processos, Neurociências, Informática, Ciência da Computação, Bioquímica, Química Proteica, Ciências Naturais, Engenharia Eletrônica, Biologia Computacional, Genética Vegetal, Biologia Estrutural, Imunidade Vegetal, Biologia Evolutiva, Físico-Química, Microbiologia, Psicologia, Ciências Cognitivas e Linguística.
Local: As inscrições podem ser feitas nos sites indicados nos arquivos disponíveis na página da convocatória da Sociedade Max Planck.
Data: As inscrições estarão abertas de 10 de dezembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.
Acesse: Mais informações: www.latam.mpg.de/31128/Ofertas-laborales.

Oportunidade em bioinformática no Instituto Biológico com bolsa da Fapesp

Instituição: Instituto Biológico (IB), em São Paulo.
O que é: O projeto “Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIp): modernização e adequação de unidades multiusuárias estratégicas do Instituto Biológico”, coordenado pelo professor Antonio Batista Filho, oferece uma oportunidade de Bolsa Jovem Pesquisador da Fapesp no Instituto Biológico (IB), em São Paulo. O pesquisador fará parte de trabalho na área de bioinformática aplicada à pesquisa em sanidade animal, vegetal e ambiental. Busca-se candidato com sólidos conhecimentos de bioinformática e experiência na aplicação de várias ferramentas para a investigação de sistemas biológicos.
Local: A inscrição pode ser feita enviando súmula curricular, três cartas de recomendação e carta de apresentação para o e-mail assistente@biologico.sp.gov.br, com o título “JP – Bioinformática – nome do candidato”.
Data: O prazo de inscrição acaba no dia 14 de dezembro de 2018.
Acesse: Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2492Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades