Dia das Meninas no MAST – Passado, Presente e Futuro

Instituição: Museu de Astronomia e Ciências Afins.
O que é: Ao longo dos anos, as mulheres foram protagonistas na construção do pensamento científico e importantes para o desenvolvimento e o avanço da ciência e da sociedade. Porém, hoje em dia ainda é preciso quebrar paradigmas para ampliar a pouca participação das mulheres nas áreas de exatas. Com esse pensamento, a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins criou o Dia das Meninas, idealizado para incentivar as jovens a se interessar pelas ciências.A iniciativa é balizada pela agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento também tem o apoio do Observatório Nacional e da L’Oréal Brasil.
Local: Rio de Janeiro.
Data: O evento acontece em 13 de março.
Acesse: Veja aqui.

Simpósio de divulgação científica debate pesquisas em museus e novas mídias

Instituição: Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
O que é: As diferentes abordagens de pesquisas em museus e em novas mídias no campo acadêmico da divulgação científica serão tema do simpósio que marca o ingresso da nova turma do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O simpósio tem como objetivo promover a troca de experiências e discussões aprofundadas sobre diferentes aspectos dos estudos da divulgação científica, capazes de impulsionar o avanço do conhecimento no campo.
Local: Tenda da Ciência, Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos (RJ)
Data: O evento será no dia 11 de março de 2019, das 9h às 17h.
Acesse: O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, com tradução simultânea e sem necessidade de inscrição. A programação completa estará disponível, em breve, no site do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde.  Mais informações aqui.