Atenção ao prazo! Inscrições para o Brics Young Innovator Prize 2019 se encerram dia 24 de outubro

O que é: Além de sessões científicas temáticas e outras atividades, também faz parte da programação a entrega do BRICS Young Innovator Prize 2019, um prêmio para jovens inovadores, que terá concorrentes dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), sendo 4 deles do Brasil. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a indicar potenciais candidatos(as) para o prêmio e, em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), lança esta chamada, aberta até o dia 24/outubro/2019 às 12h (meio-dia), para inscrição de jovens inovadores(as) interessados(as) em participar do BRICS Young Innovator Prize 2019. Mais informações aqui.
Local: Submeter sua inscrição, até 24/10/2019 (quinta-feira), às 12h (meio-dia), por meio do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/b2EZ2DzfZ3N6y8Uh9
Data: De 6 a 8 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, acontecerá o The 4th BRICS Young Scientist Forum, que acontecerá no âmbito do Encontro de Cúpula dos BRICS. As inscrições terminam no dia 24 de outubro.

Incubadora do Inpa seleciona dez empreendimentos de base tecnológica

Instituição: Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC).
O que é: A Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC), por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (COETI), está com seleção aberta de 16 de outubro a 12 de novembro para novos empreendimentos inovadores de base tecnológica. São oferecidas dez vagas, das quais seis na modalidade residente (ocupa espaço dentro do prédio da Incubadora) e quatro vagas na modalidade não residente (a empresa recebe suporte da incubadora, mas não se encontra fisicamente instalada).
Local: As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento e  envio do formulário de inscrição, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documentação solicitada para o e-mail da Incubadora de Empresas do Inpa (incubadora@inpa.gov.br).
Data: Inscrições até 12 de novembro.
Acesse: Veja aqui o Edital 001/2019.

Aberta as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

O que é: As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil serão abertas nesta terça-feira (16). Todos os professores de escolas públicas, desde a creche até o ensino médio, podem participar. As inscrições podem ser feitas no site do prêmio até 31 de maio. Neste ano, o prêmio conta com cinco temas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem Criativa.
Data: As inscrições podem ser feitas no site do prêmio até 31 de maio.
Acesse: Mais informações: https://time.impulsiona.org.br/ppb2019.  

Novo edital dos Institutos Max Planck está com inscrições abertas

Instituição: Institutos Max Planck.
O que é: Os Institutos Max Planck na Alemanha abriram 61 vagas para cursos de mestrado, doutorado e estágios de pós-doutorado e para cargo de professor, conforme convocatória anunciada para a América Latina. São, ao todo, 31 institutos com vagas abertas nesse período e demanda de pessoal para o desenvolvimento de projetos específicos. As vagas estão disponíveis em unidades como os institutos Max Planck de Microbiologia Terrestre, Sistemas Inteligentes, História da Ciência, Biomedicina Molecular, Imunologia e Epigenética, Pesquisa Demográfica, Cultivo Vegetal, Biologia Evolutiva e Física de Plasma. As oportunidades abrangem áreas como Genética, Bioinformática, Biologia Molecular, Biofísica, Geologia, Engenharia Mecânica, Biotecnologia, Astrofísica, Linguística, Antropologia Social, Realidade Aumentada, Óptica, Processamento de Imagens, Arqueologia, Processos de Catálise, Genômica, Economia, entre outras.
Local: As inscrições podem ser feitas nos sites indicados nos arquivos disponíveis na página da convocatória da Sociedade Max Planck.
Data: Os prazos para inscrição vão de 15 de março a 1º de maio, de acordo com a instituição e o curso.
Acesse: Mais informações: www.latam.mpg.de/31128/Ofertas-laborales.

Livro Verde da Iupac é lançado em português

Instituição: União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês).
O que é: O livro Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, conhecido como o "Livro Verde" da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês), está disponível gratuitamente em português. O trabalho de tradução da terceira edição do original em inglês foi coordenado pelo professor Romeu Cardozo Rocha Filho(Universidade Federal de São Carlos), em parceria com o professor Rui Fausto (Universidade de Coimbra, Portugal), em uma parceria entre a SBQ e a Sociedade Portuguesa de Química.
Local: Estudantes, professores e pesquisadores já podem ter acesso à nomenclatura oficial da Físico-Química em português pelo site da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Guia on-line apresenta aves da Caatinga brasileira

Instituição: A publicação é resultado do projeto “Dinâmica populacional, demografia e conservação de aves da Estação Ecológica do Seridó” e teve apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O que é: O guia traz o registro fotográfico e uma breve descrição biológica de 102 das 202 espécies. As demais estão organizadas em uma lista por família, nome científico e nome popular. É possível fazer o download em Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó.

Santander Universidades lança game que dará bolsa de estudo para universitários

Instituição: Santander Universidades.
O que é: O Santander Universidades oferece ao público universitário a possibilidade de concorrer a 20 bolsas de estudo na Babson College, em uma disputa completamente conectada à era digital. O ACADEMICXS GAME é um jogo que testará de forma divertida todos os conhecimentos dos participantes, que a cada resposta correta estarão mais próximos da bolsa para o curso de Empreendedorismo na universidade americana. O game está disponível para todos os clientes do Santander, mas somente os universitários terão direito a participar da disputa pelas bolsas de ensino.
Local: O regulamento completo você encontra no próprio APP, que está disponível para Android e IOS.
Acesse: Para mais informações leia aqui.

Guia facilita a busca de informações na Biblioteca Virtual da FAPESP

Instituição: Fapesp
O que é: A equipe de coordenação da Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP desenvolveu um tutorial para auxiliar os usuários do sistema de informação referencial de acesso aberto, em português e inglês, sobre pesquisas em andamento ou concluídas realizadas com apoio da Fundação, a fazerem buscas na base de dados. Lançada em 2005, a BV tem mais de 4 milhões de acessos anuais e incorporou uma série de recursos nesses últimos dez anos a fim de agregar valor aos resultados das buscas feitas pelos usuários e facilitar a visualização dos dados.
Acesse: Outro recurso oferecido pela BV é uma lista de instituições-sede das pesquisas apoiadas.

Acessa São Paulo oferece minicursos on-line gratuitos de idiomas

Instituição: Governo do Estado
O que é: O programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo – chamado Acessa São Paulo – oferece minicursos on-line gratuitos de idiomas. Há conteúdos disponíveis para oito idiomas: inglês, alemão, francês, japonês, espanhol, russo, chinês e italiano.
Acesse: Mais informações em www.acessasp.sp.gov.br

Plataforma virtual reúne memórias da USP

Instituição: Universidade de São Paulo
O que é: O Museu de Ciências, órgão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), lançou em dezembro o site Memória USP, com o objetivo de reunir informações sobre acontecimentos, locais e pessoas importantes na história da instituição, que completou 80 anos no dia 25 de janeiro. No formato de uma linha ‘espaço-tempo’ interativa, o projeto inclui acervos fotográficos e documentais referentes à memória institucional de cada unidade da USP.
Data: Lançou em dezembro.
Veja mais