Guia on-line apresenta aves da Caatinga brasileira

Instituição: A publicação é resultado do projeto “Dinâmica populacional, demografia e conservação de aves da Estação Ecológica do Seridó” e teve apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O que é: O guia traz o registro fotográfico e uma breve descrição biológica de 102 das 202 espécies. As demais estão organizadas em uma lista por família, nome científico e nome popular. É possível fazer o download em Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó.

Santander Universidades lança game que dará bolsa de estudo para universitários

Instituição: Santander Universidades.
O que é: O Santander Universidades oferece ao público universitário a possibilidade de concorrer a 20 bolsas de estudo na Babson College, em uma disputa completamente conectada à era digital. O ACADEMICXS GAME é um jogo que testará de forma divertida todos os conhecimentos dos participantes, que a cada resposta correta estarão mais próximos da bolsa para o curso de Empreendedorismo na universidade americana. O game está disponível para todos os clientes do Santander, mas somente os universitários terão direito a participar da disputa pelas bolsas de ensino.
Local: O regulamento completo você encontra no próprio APP, que está disponível para Android e IOS.
Acesse: Para mais informações leia aqui.

Guia facilita a busca de informações na Biblioteca Virtual da FAPESP

Instituição: Fapesp
O que é: A equipe de coordenação da Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP desenvolveu um tutorial para auxiliar os usuários do sistema de informação referencial de acesso aberto, em português e inglês, sobre pesquisas em andamento ou concluídas realizadas com apoio da Fundação, a fazerem buscas na base de dados. Lançada em 2005, a BV tem mais de 4 milhões de acessos anuais e incorporou uma série de recursos nesses últimos dez anos a fim de agregar valor aos resultados das buscas feitas pelos usuários e facilitar a visualização dos dados.
Acesse: Outro recurso oferecido pela BV é uma lista de instituições-sede das pesquisas apoiadas.

Acessa São Paulo oferece minicursos on-line gratuitos de idiomas

Instituição: Governo do Estado
O que é: O programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo – chamado Acessa São Paulo – oferece minicursos on-line gratuitos de idiomas. Há conteúdos disponíveis para oito idiomas: inglês, alemão, francês, japonês, espanhol, russo, chinês e italiano.
Acesse: Mais informações em www.acessasp.sp.gov.br

Plataforma virtual reúne memórias da USP

Instituição: Universidade de São Paulo
O que é: O Museu de Ciências, órgão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), lançou em dezembro o site Memória USP, com o objetivo de reunir informações sobre acontecimentos, locais e pessoas importantes na história da instituição, que completou 80 anos no dia 25 de janeiro. No formato de uma linha ‘espaço-tempo’ interativa, o projeto inclui acervos fotográficos e documentais referentes à memória institucional de cada unidade da USP.
Data: Lançou em dezembro.

Catálogo da Produção Científica 2013 da UFCSPA

O que é: Já está disponível no site da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) o Catálogo da Produção científica 2013. Em sua 16ª edição, o livreto é um registro anual de citações, artigos, livros, capítulos e resumos publicados pelos professores da universidade no ano de 2012. No texto de apresentação do material, a reitora Miriam da Costa Oliveira destaca que o documento é "uma demonstração cabal da importância da pesquisa institucional, não exercida apenas para atender a marcos legais, mas como expressão da capacidade e vontade dos pesquisadores atuantes na UFCSPA e reflexo do suporte precoce e permanente à pesquisa dado pela gestão". O Catálogo pode ser conferido no endereço: http://www.ufcspa.edu.br/ufcspa/pesquisa/producao_cient/producao_cientifica_2013.pdf

Edusp lança terceira edição de dicionário de linguagem de sinais

O que é: A terceira edição do Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras), baseado em linguística e neurociências cognitivas, já está disponível para aquisição no site da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). Esta nova edição do dicionário explica detalhadamente o novo paradigma da linguagem (oral, escrita e de sinais) baseado nas neurociências cognitivas e demonstra a sua utilidade na geração de instrumentos de avaliação e de intervenção educacional e clínica para a alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdo-cegos. Organizado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em parceria com as pesquisadoras Walkiria Duarte Rafael, também do IP-USP, e Aline Cristina Lofrese Maurício, do centro universitário UniSant’Anna, a obra é um desdobramento do Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras), ganhador do Prêmio Jabuti 2002 na categoria de Educação e Psicologia. O exemplar pode ser adquirido pelo site da Edusp. Mais informações: www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=414336

Guia sobre anfíbios da Mata Atlântica

O que é: Foi lançado o Guia de Anfíbios da Mata Atlântica: diversidade e biologia, com informações sobre alimentação, reprodução e conservação de 457 espécies da Mata Atlântica. Cerca de 85% da diversidade total de anfíbios desse bioma está relatada na publicação – em português e inglês e com mais de 500 fotografias. O livro é organizado por Célio Haddad, professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, que foi membro da Coordenação do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA) entre 2009 e 2012. Cynthia Prado e Ivan Sazima colaboraram na compilação dos dados do livro. Mais informações sobre o guia:www.anolisbooks.com.br/pt/catalogo/detalhe/1/519.html.

CRUESP

O que é: A produção científica das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) pode ser acessada livremente no Repositório da Produção Científica do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas. Criado por iniciativa e com apoio da Fapesp, alguns dos objetivos do portal são reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica dos pesquisadores das três universidades estaduais paulistas, que são as que mais publicam artigos científicos no país, de acordo com a última edição do SIR World Report, divulgada em julho pela Scimago Lab. O portal reunirá teses, dissertações, artigos, livros, resumos e trabalhos completos apresentados em reuniões e congressos científicos, entre outras publicações disponibilizadas pelas três instituições nos repositórios de dados na internet que começaram a desenvolver nos últimos anos.