Do luto à luta: ações da SBPC em novembro

Entidade se mantém alerta aos desmontes no setor e se uniu a entidades científicas e da sociedade civil na defesa das questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação. Veja as ações do 11º mês do ano

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua alerta ao desmonte das políticas públicas sanitárias, científicas, educacionais, e socioambientais no País, principalmente neste período de desafios profundos, agravados pela pandemia do coronavírus.

A entidade vem se posicionando firmemente desde o início da pandemia e se uniu a organizações científicas, acadêmicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência, a educação, entre outras.

No início de janeiro, o Jornal da Ciência publicou a reportagem “Retrospectiva: Do luto à luta” com as principais ações, manifestações e realizações da SBPC e suas secretarias regionais ao longo do ano. Dando continuidade a esta iniciativa, o Jornal da Ciência, mensalmente, atualiza nossos leitores sobre as ações da entidade para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas. Fique por dentro e faça parte!

Novembro

O 11º. mês do ano começou com a SBPC lançando a plataforma de cursos online no dia 4. A cada trimestre serão oferecidos webminicursos, de diversas áreas do conhecimento, ministrados por professores de renomadas instituições do País.

No dia 5 de novembro, a entidade se manifestou sobre Ordem Nacional do Mérito Científico. No mesmo dia divulgou uma nota de repúdio à cassação da homenagem aos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda.

Já no dia 8, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, participou de uma audiência pública que discutiu a “percepção da sociedade acerca da importância da ciência para o País”. A audiência foi transmitida ao vivo pelo YouTube e aberta a perguntas pelo portal e-Democracia.

No dia seguinte (9), a vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, participou de uma reunião sobre interrupção de avaliação de programas e concessão de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro contou com a participação de sete entidades.

No dia 10, a SBPC se manifestou sobre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “É fundamental que o Ministério da Educação atue de forma a restituir a normalidade ao INEP, para que não haja descontinuidade em suas atividades e no desempenho de suas relevantes funções para a sociedade brasileira”, disse em documento.

No mesmo dia, a entidade divulgou que mais de 200 cientistas e personalidades membros da Ordem Nacional do Mérito Científico divulgaram carta aberta em protesto à exclusão arbitrária dos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico de 2021. Os membros afirmaram que o “ato de exclusão é o ápice de um processo de desvalorização e negacionismo em relação à ciência e de severas reduções orçamentárias, que têm afetado severamente o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e que constituem uma grave ameaça à ciência brasileira e ao desenvolvimento do país”. O documento passou das 300 adesões.

SBPC lançou, no dia 12, o edital 2021 do programa “SBPC vai à Escola”. Voltado para escolas estaduais e municipais de Ensino Fundamental e Médio, o programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, eventualmente, atividades voltadas à formação de professores de ensino fundamental e médio.

Já no dia 17 de novembro, a entidade realizou uma live para discutir a seção 4 da obra “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”.

No mesmo dia, a SBPC se manifestou em defesa do Arquivo Público do Estado da Bahia. Em nota, a entidade foi a público “cobrar do Executivo, Legislativo e Judiciário baianos que adotem com urgência as medidas para preservar-se tão importante patrimônio do Brasil. Manter o patrimônio histórico nacional é essencial na proteção da cultura brasileira”.

No dia 18, a entidade enviou uma carta ao deputado Zacharias Calil, presidente da Comissão da PEC 517/2020, e a outros parlamentares, reivindicando que comunidade seja ouvida com relação à PEC da quebra do monopólio dos radiofármacos. “Por entendermos que a mesma poderá trazer irremediáveis prejuízos à saúde da população brasileira, além de afetar o desenvolvimento científico e tecnológico nesta área tão estratégica da medicina nuclear, a comunidade científica gostaria de ser ouvida, para que possa apresentar seus argumentos contrários à aprovação desta PEC”, afirmou a entidade em carta.

A SBPC a entidade se uniu a outras entidades no dia 23 de novembro na participação da “3ª Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência”, que contou com atividades online e presenciais com o mote “Qual o valor da ciência?”.

No dia 25, a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Goiás (SBPC-GO) divulgou a lista com os vencedores do VIII Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência 2021. Os 24 trabalhos premiados vão integrar um livro, cujo público alvo será professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio.

SBPC se uniu a outras entidades acadêmicas e científicas e parlamentares no dia 26 na divulgação de uma carta aberta em defesa da avaliação da qualidade da pós-graduação da Capes.

No penúltimo dia do mês, a entidade realizou o “Dia em Defesa da Pós-graduação”, com painéis e mesas-redondas. A equipe do Jornal da Ciência produziu textos sobre todas as atividades.

No último dia do mês (30), a SBPC manifestou preocupação em relação ao orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Jornal da Ciência