Reunião Anual recebe lançamento do livro “A SBPC e a Constituição Brasileira”

Obra está disponível para download gratuito no site da SBPC

SBPC-e-a-Constituição-Br_capa_JPG-768x1024Na noite da última segunda-feira (25/07) ocorreu o lançamento da obra “A SBPC e a Constituição Brasileira”, que contou com a participação de parte dos autores e colaboradores, além de acadêmicos que vivenciaram parte da luta pela elaboração da Constituição Brasileira de 1988.

Para Ennio Candotti, presidente de honra da SBPC, a Constituição foi um divisor de águas no desenvolvimento do País. “Estão presentes nessas páginas do livro, os documentos preparados pela SBPC para a elaboração da Constituição. Inclusive, a SBPC esteve até mais presente do que os documentos entregues ao Ulysses Guimarães revelam”

Já a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, destacou que a obra é um pedaço da história do Brasil, algo que o atual governo tenta reescrever por meio de emendas. “A nossa luta tem que ser constante pela Constituição. Porque se ela fosse cumprida, o nosso país seria diferente.”

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos organizadores da obra, Ildeu de Castro Moreira destacou a importância em se resgatar o papel da SBPC nesta conquista. “Eu acredito que nenhuma instituição tenha colaborado tanto com a Constituição como a SBPC, inclusive com a diversidade de temas inseridos”, concluiu.

O livro A SBPC e a Constituição Brasileira foi organizado por Ildeu de Castro Moreira, Bruno de Andréa Roma e Áurea Gil e busca narrar o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na mobilização popular para a construção da Constituição Federal de 1988. A obra está disponível para download gratuito no site da SBPC.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência